Degustamos Aurora Pinto Bandeira Extra Brut método tradicional

20210116_134314

Harmonizamos o espumante com nosso gaspacho especial

Existem coisas que adoramos fazer, além de provarmos e degustarmos os vinhos, nossa paixão é harmonizar e buscar alternativas que possam compor e valorizar o vinho e a comida.

Este espumante especialíssimo da Vinícola Aurora nos surpreendeu pela elegância e pela versatilidade.

Claro, gostamos de testar e experimentar e neste caso não foi diferente.

Com as altas temperaturas e o calor do verão temos necessidade de algo fresco, leve e que nos deixe bem fisicamente.

20210116_142824

Elaboramos um gaspacho que é bem a “nossa cara” pois a receita é exclusiva e muito saborosa.

Leva tomates, alho, cebola, pimentão amarelo, pimentão vermelho, pepino, vinagre e azeite.

Toda a parte líquida pronta, montamos o prato frio com uma rodela de pupunha, ervas com limão siciliano e raspas de parmesão e fio de azeite.

O resultado da harmonização ao abrirmos o espumante e degustarmos o gaspacho foi fantástico! Que delícia! Que casamento perfeito! E que frescor!

Para quem não conhece seguem algumas informações sobre a região e as impressões do vinho:

Pinto Bandeira, na serra gaúcha, é a segunda região demarcada a conquistar Indicação de Procedência (IP) no Brasil. Pela sua altitude, 730 metros do nível do mar, tem uma vocação natural para cultivo de uvas. Foi este o local escolhido pela Vinícola Aurora para cultivar uvas destinadas à produção de vinhos e espumantes de altíssima qualidade.

Espumante elaborado pelo Método Tradicional, buscando a harmonia entre o clássico e o inovador. O corte perfeito entre Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico proporcionaram uma bebida única.

Sua coloração é um amarelo palha. Nos aromas certa sensação de doçura intercala damascos e amêndoas tostadas. Leve toque de flores de laranjeira, sendo acompanhado no paladar por uma delicada acidez, complexidade e persistência.

 

20210116_143236

O perlage é abundante e intenso.

O espumante amadurece 24 meses em contato com as leveduras,

A diversidade na harmonização nos encanta, já que o espumante vai muito bem com ostras gratinadas, moqueca capixaba, ceviche de frutos do mar, carpaccio de polvo, canapés e pratos com carnes brancas.

No nosso caso resolvemos mesmo testar a leveza e frescor do prato (servido gelado) com toda a exuberância, acidez e intensidade do espumante!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>