Ontem (18/06) estive á convite da Ravin na apresentação de seus três vinhos da Linha “Caballo Loco”.
O primeiro, o Gran Cru Apalta 2010, se mostrou muito equilibrado e redondo.
Um corte das uvas Cabernet Sauvignon (60%) e Carmenérè (40%).
Vem juntamente com o Gran Cru Maipo Andes 2010 (Cabernet Sauvignon 60% / Cabernet Franc 35% / Carmenérè 5%), compor o portfólio de produtos no sentido de tornar acessível uma parcela do trabalho ligado ao “Caballo Loco” original (última edição e lançamento Nº 13).
Quando falamos acessível, falamos da qualidade, do conceito ligado aos vinhos descritos e claro, do preço.
Sim, pois hoje o “Caballo Loco Nº 13” está na faixa de R$ 280,00 e os outros cortes na faixa de R$ 198,00. Uma grande diferença para quem pretende experimentar e degustar os vinhos desta linha, percebendo todo o trabalho desenvolvido em cada projeto, pelas diferenças nas uvas empregadas e “terroir” diferenciado.
Para quem ainda não conhece, o “Caballo Loco Nº 1” surgiu em 1995, meio que por acaso, ou melhor dizendo, o acaso que o desafio de misturar uvas e safras, proporcionou.
A imagem do rótulo, um Cavalo e sua força, inspira pensarmos no que representa esta questão indomável, esta “força da natureza” presente nesta imagem enigmática, jovial e potente.
Assim, ele é paixão, jovialidade, força, robustez e mistério, reunidos em um rótulo, em uma garrafa, e determinados pela expressão do vinho.
Da junção destas parcelas de uvas e de várias safras, em um corte sempre bem elaborado e com um projeto e visão para 25 anos. Surge este vinho surpreendentemente harmônico.
O vinho não é safrado, por conter estas características empregadas pelo enólogo e seu manejo á partir da sensibilidade e do conceito criado desde o primeiro “Caballo”. Mas neste conceito, “abocanhou” vários prêmios internacionais e hoje é sucesso de vendas. Tanto que nem bem foram lançados e estão esgotados, aguardando os novos embarques que já seguiram para o Brasil.
No “Caballo Loco” o vinho recebe 50% da colheita atual e os outros 50% são de colheitas anteriores que foram reservadas.
Abaixo link do lançamento destes vinhos na Expovinis 2012, onde degustei pela primeira vez os vinhos lançados oficialmente ontem, para a imprensa.
Pingback: Vertical do Caballo Loco demonstra porque ele é o vinho ícone da Vinã Valdivieso | Vinho dos Anjos