Vertical do Caballo Loco demonstra porque ele é o vinho ícone da Vinã Valdivieso

IMG_9573

Não é sempre que se pode ter a oportunidade de provar cinco safras de um vinho ícone, ainda mais quando se começa pelo Caballo Loco nº 2, vinho composto de 50% da colheita de 1995 e 50% da colheita entre 1990 e 1994.

Tive esta oportunidade e juntamente com outros jornalistas pudemos em degustação inédita, avaliar estes cinco exemplares, apresentados pela Importadora Ravin.

Não vou falar das uvas, que são muitas e variam de edição para edição, assim como as colheitas que compõem cada um dos vinhos.

IMG_9585

O nº 2 se apresentou muito expressivo aromaticamente. A coloração era viva e estava r em todo o seu esplendor e exuberância.

Boa estrutura em boca, frutas secas, especiarias, tudo muito bem integrado, elegante e vivo.

O final de boca não é longo, mas muito agradável.

Abaixo os outros quatro vinhos que fizeram parte da prova:

– Caballo Loco nº 4: Este exemplar de aromas de frutas negras, me pareceu menos expressivo que o outro. Em boca certa picância, um herbáceo e mentolado leve. Pimentão verde.

Após algum tempo em taça, perdeu parte da sua expressividade.

– Caballo Loco nº 7: Com notas aromáticas de café, este vinho apresentou algo de “cozido”.. Mais seco que os anteriores e mais tânico. Apresenta fruta, sem doçura. Ameixa negra madura sem açúcar. Algo também de mentol.

– Caballo Loco nº 10: De todos os vinhos apresentados o que apresentou maior doçura (Leia-se doçura como uma sensação doce apenas). Um vinho que levou mais da uva Cabernet Sauvignon em seu blend. Tânico, fresco e com uma fruta muito viva. Equilibrado e saboroso.

– Caballo Loco nº 12: No nariz algo de anisete. Menos tânico, mais curto, denotando tempo para evolução. Elaborado com 50% de uvas da colheita 2007 e 50% das colheitas entre 1990 e 2005. Neste caso, o blend foi formado pelas uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Carmenérè e Merlot.

Notas de cassis no nariz e café. 14,6% de teor alcoólico.

IMG_9595

Todos estes vinhos estão disponíveis na Importadora Ravin e embora nas descrições possam parecer simples, estou falando de uma alta gama de vinhos e de grande potencial de guarda. Um patamar diferenciado para quem pode desembolsar ao menos R$ 386, na edição nº 15 disponível para venda.

Para saber mais sobre esta linha, leia também:

Ravin reune imprensa e convidados e apresenta Caballo Loco

Loco! Loco! Loco! Caballo Loco Grand Cru Apalta e Maipo Andes

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>