D.O. Ribera Del Duero reúne vinhos de altíssima qualidade

No show room de apresentação da D.O. Ribera Del Duero, pude provar onze vinhos, apresentados á  imprensa pelo Arthur Azevedo, da  ABS – São Paulo, no passo-a-passo desta região, que se consolida na qualidade de seus vinhos, como região produtora de alta qualidade.

Produtores reunidos e trazidos pela Câmara Oficial Espanhola de Comércio em Brasil, apresentaram seu vinhos que, na minha opinião, se classificaram como muito acima da média na qualidade, indo do bom ao ótimo e espetacular.

Chamou-me a atenção o fato da maioria deles não possuírem importadoras no Brasil.

Como foram muitos vinhos provados, tenho que destacar alguns, lembrando que nesta região, a grande uva cultivada é a uva conhecida como Tinto Fino, ou Tinta del País, ou ainda Tempranillo. Uma casta com suas particularidades próprias, que inclui coloração intensa e vibrante, muita fruta e aromas intensos.

A região possui um clima extremo, e sua origem remonta a antiguidade. Os vinhedos estão localizados entre 750 e 850 metros acima do nível do mar, sendo seus verões quentes e invernos frios, em uma estação de crescimento curta, culminando em um “terroir” apropriado para a produção destes espetaculares vinhos.

Estiveram presentes 11 produtores, e destaco o produtor Valduero e seus vinhos emblemáticos e sugestivos. Vinícola familiar, e que tem um cuidado especial na elaboração dos vinhos, em continua qualidade. Destaco o vinho provado Valduero 6 anos, safra 2004, com 14% de teor alcoólico e passagem em carvalho por 36 meses. A madeira está bem integrada, possuindo notas florais, e obviamente aromas de frutas. Recebeu 94 pontos de Robert Parker e é importado pela Ana Import.

Gostei muito também do Opimius 2006, do produtor Bodegas Montevannos. Um Tempranillo de 14,5% de álcool, com aromas de frutas, característicos dos vinhos provados em sua totalidade. Leve toque de couro, fruta madura, e um ligeiro defumado, além de especiarias.

Ainda sem importador. Uma pena.

Foram muitos vinhos expressivos, com toda a exuberância da fruta se destacando e marcando a degustação com muita linearidade e constância.

Para informação, segue abaixo uma pequena tabela de classificação dos vinhos.

Tintos Jovens: Permanecem em madeira ou com passagem inferior a 12 meses e consumidos no mesmo ano da colheita.

Tintos Criança: Permanecem  no mínimo 12 meses em barricas de carvalho e são comercializados no segundo ano depois da colheita.

Tintos Reserva: Vinhos com 36 meses de envelhecimento em barris e garrafa, sendo 12 meses no mínimo em barrica.. Comercializados no terceiro ano após a colheita.

Tintos Gran Reserva:  Envelhecem no mínimo 60 meses sendo no mínimo 24 deles em barricas e o restante na garrafa. São comercializados á partir do quinto ano.

É a Espanha descobrindo o Brasil! Saúde!

Leia mais sobre Valduero em: http://vinhodosanjos.wordpress.com/2010/10/28/ana-import-5-anos-tempranillos-epeciais/

 

4 pensamentos em “s”

  1. Olá, fiquei muito curiosa em relação aos nomes dos outros vinhos degustados…vc poderia dizer quais foram??..Vou fazer uma apresentação sobre as regiões da Espanha na Confraria VIVAVINHO da qual sou membro, e creio que suas informações me ajudarão na escolha dos rótulos dessa região. Obrigada desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>