Amayna Pinot Noir é o “carimbo chileno” da uva em zonas frias

mistral logo

Vinho de expressão, intensidade e qualidade

20231206_141220[1]

Já não é de hoje que aprecio de forma muito especial este vinho. Em todas as degustações onde ele é apresentado, aproveito a oportunidade de prová-lo em sua nova safra.

É sem dúvida uma das principais descobertas da Mistral e já foi indicado por Steven Spurrier, da Decanter, como o melhor vinho do Novo Mundo, recebendo na safra de 2019, 94 pontos de Tim Atkin e 92 de Antonio Galloni e do Descorchados.

No caso aqui falarei da safra 2020 que é a safra do vinho que recebi, tão grandiosa como todas as posteriores que degustei.

Produzido pela Vinã Garcés Silva, tem como enólogo o suíço Jean Michel Novelle, especialista em vinhos de zonas frias.

As uvas são colhidas em vinhedo próprio do Vale de Leyda, na novíssima região de San Antonio, há apenas 14 km do Oceano Pacífico. A maturação é lenta, tem coloração vermelho/rubi com tonalidades violáceas.

É um Pinot Noir (100%) poderoso, profundo e bastante elegante. No nariz revela todo o seu frescor com concentração de frutas vermelhas maduras como framboesa, toque floral e de baunilha, especiarias, ervas e couro. Em boca apresenta textura aveludada, acidez e um final longo e persistente. Tem grande apelo gastronômico, combinando com carnes de caça, carnes brancas, massas e risotos, sendo um vinho versátil nas harmonizações.

20210929_200908

20210929_200807

Aqui optei por uma Salada Ceaser, que no conjunto entre a carne branca do frango grelhado e a intensidade do molho, parmesão e croutons, combinaram perfeitamente com o vinho.

Um pouco mais sobre o vinho

A corrente Humboldt impacta diretamente no resultado dos vinhedos bem como a proximidade ao Oceano Pacífico que confere ao vinho uma influência maritma nos vários nuances entre olfato e paladar.

O solo de origem aluvional, mescla granito e argila, aportando mineralidade e frescor.

A maturação ocorreu em barricas de carvalho francês da Borgonha, por 12 meses, entre barricas e foudres.

Tem uma previsão de guarda por volta de 5 anos e teor alcoólico de 13,5%.

Seu preço sugerido é de R$ 365,00.

Onde encontrar: www.mistral.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>