L’aretuseo, Vinheria Percussi, noite de vinhos e a embaixada simbólica da Ligúria

20170705_224332

Não é de hoje que a Vinheria Percussi se encarrega de informalmente difundir os vinhos da Ligúria, Itália no seu restaurante.

Tamanha iniciativa resultou no lançamento do restaurante como a Embaixada Simbólica da Ligúria. A iniciativa vem a valorizar e consolidar o trabalho primoroso dos irmãos Lamberto Percussi e Sílvia Percussi  nos vinhos e também nas harmonizações proporcionadas por seus pratos, sempre bem elaborados e de muito bom gosto.

Nesta parceria a importadora L’aretuseo mantém parte dos seus vinhos da Ligúria, na carta do restaurante.

E como não poderia deixar de acontecer, com a colocação da placa comemorativa da embaixada simbólica, tive a honra de participar de jantar direcionado a convidados e imprensa.

Neste jantar pude provar uma pequena parcela do que se pode esperar destes vinhos muito específicos desta região.

No cardápio entradas como focaccia al formaggio e frito misto di mare. Primeiro prato pansotti in salsa di noci e troffie al pesto.

Segundo prato um baccalá in salsa verde. Tudo harmonizado com os vinhos da Ligúria.

Abaixo a lista de vinhos provados:

20170705_201802

– “Sur Lie” Vermentino Colli di Luni DOC: Um vinho não filtrado, branco,  100% da uva Vermentino que apresenta coloração amarelo citrino, com notas aromáticas cítrica e de avêlas frescas. Em boca é fresco, bom corpo e untuosidade, integrado e com boa persistência.

Passagem apenas em tanques de cimento e de aço inox.

20170705_204131

– Vigna del Prefetto Colli di Luni Vermentino DOC: Este vinho branco de Vermentino 100% achei excepcional, tanto nos aromas como em boca. Vinho com coloração amarelo palha com reflexos dourados. Nos aromas leve toque amendoado e de baunilha. Em boca é complexo e elegante.

20170705_213952

– “Ciliegiolo” Ligúria de Levante IGP: Este vinho tinto é elaborado com a uva Ciliegiolo, autóctona que tem coloração vermelho rubi com reflexos granada. Nos aromas apresenta fruta madura e especiarias. Em boca confirma a fruta e apresenta boa acidez. Passagem apenas por inox.

20170705_222049

Ainda provei o vinho de sobremesa Cinqueterre Sciacchetra DOC servido apenas no jantar. Especialíssimo vinho, com poucas unidades e notas de mel e frutos secos, figo seco, e especiarias.

Os vinhos podem ser encontrados na Importadora L’aretuseo:

atendimento@laretuseo.com.br

www.laretuseo.com.br

Tel.: (17) 3525-3010

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>