Espumantes Brasileiros dão o tom (e as borbulhas) no GUIA DESCORCHADOS 2016

Espumantes do Brasil

 

Dia 21 de março foi lançado em São Paulo, o Guia Descorchados 2016 em português, em evento realizado pela Revista Adega e Inner Editora.

IMG_7877

Além de uma gama de vinhos tranquilos de qualidade indiscutível apresentada, os espumantes foram destaque. E tem sido sempre assim, um crescimento que nos alegra em cada borbulha.

Pela segunda vez, Patricio Tapia (idealizador do Guia) avaliou os espumantes brasileiros, além dos vinhos da Argentina, Chile e Uruguai, trazendo para a apresentação em São Paulo, vários produtores e representantes dos vinhos pontuados destes países.

Paralelamente a apresentação dos vinhos, ocorreu uma Master Class dos espumantes brasileiros conduzida por Patricio Tapia e comentada pelos produtores.

Para o Guia deste ano, foram analisadas 226 amostras de espumantes brasileiros de diversos produtores, sendo que 44 deles se destacaram com pontuações iguais ou superiores a 90 pontos. Destes destaques, 40 foram elaborados pelo método tradicional, predominando vinhos base de Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico. Foram ressaltados também os bons moscatéis produzidos e provados.

Em destaque na degustação Master Class, sete amostras foram degustadas, representando grupos e que dispensam comentários, pois além de minuciosa elaboração, são de grande presença em boca e fácil harmonização.

DSC00754

. 93 pontos – Melhor Espumante

Pizzato Vertigo Nature Chardonnay, Pinot Noir 2013 (Método tradicional)

. 92 pontos – O Eleito Pinto Bandeira

Cave Geisse Terroir Nature Chardonnay, Pinot Noir 2011 (Método tradicional)

. 91 pontos – O Eleito Serra Gaúcha

Piagentini X Decima .Yoo Brut Nature Edição Especial Chardonnay, Pinot Noir, Viognier 2012 (Método tradicional)

. 91 pontos – O Eleito Campanha Gaúcha

Guatambu Nature Chardonnay 2014 (Método tradicional)

. 90 pontos – Menção

Maximo Boschi Extra Brut Speciale Chardonnay, Pinot Noir 2009 (Método tradicional)

. 91 pontos – O Eleito Vale dos Vinhedos

Miolo Millésime Brut Chardonnay, Pinot Noir 2011 (Método tradicional)

. 91 pontos – Vinho Revelação

Domno Ponto Nero Conceptual Edition Rosé de Noir Pinot Noir NV (Método Charmat)

Segundo Patricio Tapia, o Descorchados 2016 é a fotografia do que esta acontecendo no Brasil e o projeto para o Descorchados de 2017 é a inclusão dos vinhos tranquilos nacionais, possivelmente com muitas surpresas para todos nós!

Colaboração: Eduardo Morya

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>