O balét, o vinho a dança e as emoções

P & B

Certas coisas possuem uma sinergia e estão ligadas mais com a alma do que podemos imaginar.

A cadência, o ritmo, os movimentos, tudo enfim representa um conjunto de fatores em seu vocabulário próprio do balé aos vinhos. Ambos ligados á cultura, a história, a momentos especiais e a vida.

O vinho e o balé são poéticos, ambos tem em sua composição, a busca pelo equilíbrio: O balé no corpo o corpo no vinho.

A palavra balé vem do inglês “ballet” que por sua vez foi pega emprestada do francês por volta de 1630. A palavra francesa tem sua origem na palavra italiana “balleto”, diminutivo de ballo (dança), que vem do latim “ballare”, que significa dançar, e que por sua vez vem do grego (ballizo), que significa “dançar, saltar sobre”.

Assim como o vinho, o balé é difundido em todo o mundo pela sua grande expressão alcançada ao longo de anos. O vinho coexiste com o homem e é parte de sua vida, seu alimento, sua cultura e crenças.

Na dança as influências se fazem presentes pelas histórias contadas e representadas, em cada ato, em cada passo obrigatório dado, em cada salto, e na integração de todo o corpo presente.

Nos vinhos as influências existem a medida que se passa a conhecer e depurar o paladar, transitando por sabores e aromas que refletem suas memórias de vida e o inimaginável.

Os ensaios diários e as dores do corpo e da alma revestem de impressionante dedicação ao que é belo e perfeito no balé.

No vinho, as influências de fatores fora do controle do homem, trazem o imponderável, o não programado e exigem o grande cuidado com a videira, e a grande dedicação ao trabalho, fatores que se assemelham na dança: Dedicação e esforço para a busca da perfeição.

Conheci o ballet da Karen Ribeiro, vi sua dança, seu esforço. Li sua história, muito parecida com as histórias dos produtores familiares, muita dedicação. A Karen é alma no palco. Com sua dança realiza sonhos, busca retomar os anseios de cada um que a procura.

Dançar para ela é vivenciar o amor em todo o seu ser, em sua alma, em sua plenitude.

Realiza sonhos, embarca desejos, muda destinos para os que se identificam e se fazem presentes em sua vida.

KR

 

Pinot noir

Para mim, a Karen é como a uva Pinot Noir. É força e delicadeza, leveza e potência em qualidades. Uva difícil de cuidar e se plantar, difícil se achar alguém de tamanha personalidade, como é a uva em toda a sua exuberância.

KR 2

Forma e conteúdo se fundem. Como ela diz: “Sentir. Não “interpretar” reproduzindo gestos e mímicas. Os passos que compõem uma variação ou um Ballet contam ao meu corpo e a minha alma o sentimento. E eu devo me permitir senti-los juntamente com a construção da história que me foi proposto contar”.

“Passos, compassos, tempos, contratempos. Respiração, ligação, continuidade…”

E eu me imagino vendo estes movimentos todos. De força, de amor á arte, e imagino que estou com a taça e a Pinot.

KA 1

Ouço a música, vejo cada passo, e sinto esta total intensidade, esta ligação divina e pouco humana. Consigo apenas dizer que é quase um “Nirvana”, um paraíso, um vácuo que se abre entre sonho e realidade, ser e espírito, na confluência de todas as emoções.

Sapatilha

 

 

Saúde! Saúde sempre Karen Ribeiro!

Karen Ribeiro é bailarina, proprietária da Escola de Ballet: Ballet Adulto KR

http://www.balletadultokr.com.br/BalletAdultoKR/inicio.html

Endereço: Alameda Sarutaiá, nº 113-B – Jardins – São Paulo – SP

Tel.: (11) 3884-4430

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma ideia sobre “O balét, o vinho a dança e as emoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>