Vinícola Dona Maria é destaque no evento de vinhos do Alentejo em São Paulo

Por: Eduardo Morya e Almir Anjos

Tejo 2

No último dia 15 aconteceu em São Paulo a “Prova dos Vinhos do Alentejo” com a realização da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) que contou também com a organização da Essência do Vinho e a assessoria da CH2A.

A região do Alentejo foi considerada este ano pelo jornal norte americano USA Today, através de votação, a “melhor região vinícola do mundo para visitar”, devido as suas características históricas, tradições, natureza e culinária.

As tradicionais e premiadas vinícolas do Alentejo, desembarcaram em São Paulo com inúmeros rótulos de brancos, roses e tintos de castas e cortes da região.

Alentejo II

Tejo1

Dentre estas vinícolas, destacamos a Dona Maria que tem seus vinhos importados para o Brasil pela Decanter.

A Quinta Dona Maria, também conhecida por Quinta do Carmo localiza-se em Estremoz e tem sua origem no princípio do Séc. XVIII, produzindo vinhos há mais de 150 anos.

A apresentação dos vinhos foi efetuada pelos representantes da Decanter e pelo próprio produtor, Sr. Júlio Bastos que com desenvoltura comentou sobre o ícone de sua produção, o vinho Júlio B. Bastos, 100% Alicante bouschet, safra 2004, 14,5 % de álcool, elaborado em homenagem ao seu pai Sr. Júlio Bandeira Bastos, ao preço na Decanter  de R$ 783,82.

Este vinho foi elaborado até o momento em apenas duas safras (2004 e 2007). É proveniente de um vinhedo de dois ha com mais de sessenta anos e baixo rendimento (4.500 kg/ha).

Para a produção são selecionadas as melhores uvas, pisadas em mármore, com fermentação controlada também em lagares de mármore, malolática e estágio de quatorze meses em barricas novas de carvalho francês.

Possui cor rubi para granada concentrada, aromas complexos de frutas negras, vegetal silvestre e alcaçuz.

Em boca é equilibrado, denso, com taninos finos e um longo final. Um vinho de guarda que se recomenda decantar para apreciar todas as suas qualidades.

Este e outros vinhos da mostra comprovaram que o Alentejo é uma região diferenciada e que em função de suas particularidades é a “melhor região vinícola do mundo para visitar”.

Estivemos fazendo parte também da Masterclass com o tema “Arte do Corte” que apresentou sete vinhos de alta gama, especialmente selecionados para a apreciação dos jornalistas presentes e com apresentação do crítico de vinhos português Rui Falcão.

Destaque também para o vinho Dona Maria Reserva Tinto 2008. Vinho surpreendente que apresenta coloração rubi viva, aromas balsâmicos, farmácia e um toque animal. Grande intensidade e rusticidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>