Suvaco de Anjo 2013: Vinho de garagem com nome inusitado

IMG_5979

Tive a oportunidade de provar no ano passado este vinho, quando da Primeira Feira de Vinhos Naturebas da Enoteca Saint Vin Saint.

Posteriormente, provei com mais calma a garrafa que comprei, antes do natal, mas como as coisas são corridas, somente agora conclui o texto.

Claro, de cara o vinho já me chamou a atenção pelo nome sugestivo e bem dentro do espírito do Blog Vinho dos Anjos: Descontraído, sem frescuras e para poucos que apreciam.

Meu Blog busca se expressar de forma direta e sem rodeios, como eu digo “Uma forma diferente de ver e tratar os vinhos”.

Mas vamos ao Suvaco. Composto de duas uvas, a Pinot Noir vinificada em branco (75%) e de Chardonnay (25%). Possui cor intensa, resultado de sua “não filtragem”.

Conversei com o Eduardo Zenker, proprietário da vinícola e também quem elabora o vinho.

As informações passadas foram exatamente as que percebi no vinho.

As uvas são provenientes de seu próprio vinhedo, localizado em Garibaldi, masi precisamente em Carlos Barbosa, RS, sendo que as duas foram vinificadas juntas. Primeiro a Chardonnay foi esmagada, em seguida juntou-se o mosto da Pinot Noir.

Foram feitos mais de 2000 litros do preparado para o vinho, sendo que para este vinho são previstas de 300 a 500 garrafas de produção, dependendo da demanda, quando serão engarrafadas.

IMG_5725

Tem leveza, baixo teor alcoólico (10,4%) e uma cor exuberante, um alaranjado, meio salmão, puxando para tons brilhantes de amarelo.

O Vinhedo: Vinhas da Loucura.

Não tem a limpidez de um vinho filtrado, apresenta opacidade, e nem precisa ser límpido, sua proposta é outra, é a experiência do vinho da taça para a boca.

Envolvente, bem fresco, tem um corpo médio e envolvente.

IMG_5724

Talvez a referência aos anjos tenha sido dada por ser realmente envolvente, delicado, meio enigmático, sutil.

O suvaco, uma referência aos aromas estranhos, dificilmente identificáveis á nossa biblioteca olfativa, mas vamos lá, pode ter um toque de suvaco mesmo, na sutileza achada no seu esplendor.

Vale a experiência, vale a experimentação sem comparativos, isto é Suvaco, Suvaco de Anjo, agora, no Blog Vinho dos Anjos. Salut!

Contato para pedidos:

Eduardo Zenker

edu.zenker@yahoo.com.br

7 pensamentos em “s”

  1. Parabéns Almir!
    Você conseguiu descrever com muita habilidade o que eu tinha observado neste vinho.Fiquei impressionada com a cor, o nome do vinho, o tipo de vinificação e inclusive o nome da vinha.
    Ele transmite bom humor, alegria, boas risadas e a vontade de compartulhar com os amigos mais queridos!

  2. Pingback: Um pouco sobre vinhos naturebas e a feira da Enoteca Saint Vin Saint | Vinho dos Anjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>