Vinhos Biodinâmicos: Rudolf Steiner

A questão da Biodinâmica tem suas raízes em uma série de oito palestras proferidas pelo cientista e filósofo austríaco Rudolf Steiner intituladas Fundamentos espirituais para a Renovação da Agricultura e permanecem como a base da agricultura biodinâmica atual.

Para Steiner, sua missão de vida era a ponte entre os mundos material e espiritual através do método filosófico. Para este fim, criou a “ciência espiritual” da antroposofia, que usou como base do sistema de ensino Waldorf.

A chave para a biodinâmica é considerar a fazenda em sua totalidade, como um sistema vivo. Para este efeito, as fazendas biodinâmicas possuem um sistema auto-sustentável.

A biodinâmica vê também a fazenda no contexto mais vasto do modelo lunar e dos ritmos cósmicos. Nesta visão holística, o solo não é visto simplesmente como um substrato para o crescimento das plantas, mas como um organismo em seu próprio direito. A idéia de utilizar fertilizantes ou pesticidas sintéticos é, portanto, um anátema para os profissionais da biodinâmica. Em vez disso, eles usam uma série de preparados especiais para melhorar a vida do solo, que são aplicados no momento adequado, de acordo com os ritmos da natureza. A doença não é vista como um problema, mas algo a ser enfrentado de frente, como um sintoma de um profundo mal-estar dentro da fazenda: corrigindo-se o problema no sistema, é que a doença vai se “endireitar”.

Recuperando uma preparação biodinâmica do chifre de uma vaca que foi enterrado no chão, em Millton, Nova Zelândia

Viticultores atraídos para essa filosofia tendem a ser do tipo inventivo, sempre experimentando e refinando suas práticas para ver o que funciona melhor.

Uma das ênfases mais comuns dos praticantes da biodinâmica é a importância da saúde do solo e, em particular, o desenvolvimento de um solo saudável. A compostagem ajuda a alcançar este objetivo, e todos os produtores biodinâmicos terão grandes pilhas de composto. Na verdade, se alguma coisa vai ser adicionada ao solo, como a cal, é costume fazer isso através da pilha de compostagem.

O composto normalmente contém resíduos da adega (sementes de uva, peles e galhos), além de estrume de vaca, coberto por palha e, em seguida, regado a intervalos regulares.

Após cerca de um ano, o composto está pronto para ser adicionado ao vinhedo, mas não se pode adicionar muito composto, porque o solo pode ficar muito rico e promoverá crescimento vigoroso, que não é propício para a qualidade.

Outro aspecto importante da biodinâmica é trabalhar o solo pela aração manual.

Composto

O método biodinâmico de cultivo está se difundindo rapidamente entre os produtores de vinho, em particular na Borgonha e Alsácia.

A maior organização de certificação da agricultura biodinâmica é a Demeter. Uma organização internacional criada em 1928, logo no alvorecer da agricultura biodinâmica. Esta organização se preocupa com a certificação na agricultura como um todo.

Outra organização internacional que está surgindo nos Estados Unidos, voltada exclusivamente aos vinhos, é o Biodyvin. Mas há controvérsias entre as certificações concedidas por tanto por uma como pela outra organização.

É esperar para ver o que acontece nesta rivalidade, que concentra interesses comerciais…

Vinhedo Biodinâmico

4 pensamentos em “s”

  1. Pingback: Tweets that mention Vinhos Biodinâmicos: Rudolf Steiner « Vinhodosanjos's Blog -- Topsy.com

  2. Pingback: Degustação: Os vinhos biodinâmicos como estilo de vida « VinhodosAnjos's Blog

  3. Pingback: Algo a mais sobre vinhos Biodinâmicos « VinhodosAnjos's Blog

  4. Pingback: Um pouco sobre vinhos naturebas e a feira da Enoteca Saint Vin Saint | Vinho dos Anjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>