João Roquette, da Qualimpor, é eleito “Personalidade do ano no Brasil” pela revista de vinhos

Logo qualimpor

O destaque é o trabalho do empresário junto aos vinhos portugueses no mercado brasileiro

O empresário português João Roquette, diretor da Qualimpor, acaba de receber o prêmio “Personalidade do Ano no Brasil”.

João Roquette_Melhores do Ano_2

A cerimônia especial de gala foi realizada na última sexta-feira na Âlfandega do Porto, em Portugal. A 27ª edição do evento “Melhores do Ano 2023″ reuniu e homenageou as mais relevantes personalidades do setor vitivinícola, assim como profissionais da gastronomia, do enoturismo, da distribuição, do comércio e da hospitalidade.

A distinção reconheceu a grande contribuição de João Roquette para a afirmação da cultura dos vinhos portugueses no Brasil há mais de 29 anos. Durante a premiação, João destacou em seu discurso como foi o início da Qualimpor:

“Recebi o desafio do meu irmão mais velho, José Roquette, proprietário do Esporão, para montar uma empresa e começar a importar seus vinhos no Brasil. Alguns anos depois, tive esse mesmo pedido da Quinta do Crasto, propriedade do meu outro irmão, Jorge Roquette. Em 2013 firmamos parceria com a Taylor´s, do The Fladgate Partnership, e em 2020, colocamos o pé na América do Sul – pela importância que o Chile possui no Brasil – com a marca Miguel Torres Chile”.

E completa: “A Qualimpor está entre as 20 maiores importadoras do país. Se considerar apenas vinhos de Portugal, estamos entre as 3 maiores. Isso mostra nossa determinação, com foco na construção das marcas. Temos uma questão na Qualimpor, a de encontrar parceiros de empresas familiares, que partilhem dos nossos princípios e valores”.

Segundo Nuno Pires, Diretor da Revista de Vinhos e Fundador da Essência do Vinho, “A Revista de Vinhos, ao conceder este prêmio, destaca não apenas os feitos individuais de João Roquette, mas também o agradecimento coletivo de um setor que tem nas pessoas o seu maior capital e ativo”.

João Roquette_Melhores do Ano_1

João Roquette, que chegou ao Brasil em 1975, afirma que, apesar da pouca experiência na área de vinhos, possuía vivência na área comercial. Sempre fez questão de visitar e criar relacionamento com os clientes, ter a marca no local certo e bem posicionada. “Hoje, entendo que há um grande interesse do consumidor brasileiro em procurar evoluir no mundo do vinho, começando no portfólio de entrada e progredindo com o tempo. Em 2023 importamos 215 mil caixas de 9 litros e estimamos crescimento de cerca de 15% para 2024″.

Sobre a Qualimpor

A importadora distribui e comercializa produtos de vinícolas de notoriedade mundial: Herdade do Esporão, Quinta dos Murças, Quinta do Ameal, Quinta do Crasto, Taylor´s e Miguel Torres Chile. É reconhecida pela tradição familiar, com foco na construção destas marcas no mercado brasileiro, respeitando posicionamentos e permitindo a construção de seus reais valores. Com um extenso portfólio de produtos, faz chegar aos consumidores de todo o Brasil vinhos tintos, brancos, rosés, vinhos do Porto e azeites premium. Os itens de seu portfólio estão em grandes redes de supermercados, empórios, lojas especializadas, e-commerce e restaurantes. Com sede em São Paulo, a abrangência dos produtos em território nacional é total, com representantes e distribuidores nas principais capitais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>