Villa Francioni lança vinho com temas de Juarez Machado

DSC_0116

Juarez vinho II

“O vinho é tão sagrado quanto o sangue, um é vida correndo nas veias, o outro é arte, respirando dentro de nobres garrafas” (Juarez Machado).

Foi no terroir de altitude da vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, que o artista catarinense, Juarez Machado, buscou inspiração para criar uma série de rótulos exclusivos para o vinho que leva o nome dele.

No tema os cinco sentidos (olfato, tato, paladar e visão) além do universo exterior e interior, num total de 7 rótulos diferenciados. A partir das telas pintadas pelo artista, foram feitas as reproduções para os rótulos.

Além das ilustrações, Juarez Machado também compôs um poema que está no contra rótulo de cada garrafa. Sua ligação com o universo do vinho é antiga, o artista mora há mais de 30 anos em Paris, além de degustar e provar vinhos de diferentes países, ele também já realizou exposições temáticas como “Chateuax Bordeaux”, resultado de visitas às principais vinícolas da França.

A parceria com a Villa Francioni surgiu a partir de uma visita à vinícola, para o lançamento da exposição assinada por ele, “Castelos de Vinho”, ainda em 2012. Em seu depoimento Juarez Machado disse que ao conhecer os vinhedos, a arquitetura e o apreço pela arte (marca do fundador, Dilor Freitas), ele sentiu orgulho de ser catarinense.

A elaboração do vinho Juarez Machado coube ao enólogo Orgalindo Bettú, que está na empresa desde a fundação, no ano 2000.

O rótulo foi produzido com quatro diferentes uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec, a safra é 2007. O vinho de potente estrutura é complexo e equilibrado, lembra os sabores de café torrado. Permaneceu em estágio mínimo de 15 meses em barris de carvalho francês.

O teor alcóolico é de 14%.  Combina perfeitamente com carnes assadas ou em molhos bem condimentados. Foi realizada uma minuciosa escolha das diferentes uvas para elaboração do vinho Juarez Machado, expressa as sensações estilizadas.

Juarez vinho

A obra de arte engarrafada estará á venda na Vinícola Villa Francioni e em lojas especializadas em todo país.

O lançamento nacional acontece no dia 26 de março, a partir das 19 horas, em Florianópolis, na Assembleia Legislativa de SC. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>