“Aromas do Vinho”: Os vinhos como inclusão social

Em algumas oportunidades pude conversar com a Daniella Romano, dos “Aromas do Vinho”, a respeito do projeto sensorial que ela vem desenvolvendo.

Ao longo de dois anos um grupo de deficientes visuais, vêm experimentando e aprendendo sobre vinhos e hoje estão inseridos neste universo.

A identificação dos aromas, o aprendizado no desenvolvimento de um material que pudesse ser manipulado sem riscos, tudo isto agregado, mais o tempo e a dedicação de instrução e ensino, em cada passo, possibilitou trazer e tornar possível e real o projeto.

Deixaram de ser só os aromas, deixou de ser só o vinho e passou a ser: um bem social, algo sem preço, algo que realmente me emociona, me comove e me convence.

Sinto-me feliz de ser o porta-voz no sentido de divulgar o trabalho, vendo como uma oportunidade única, um aprendizado sensorial e muito emocional, na descoberta de um mundo novo, por quem antes se achava, de alguma forma, limitado fisicamente.

As oportunidades são imensas, o horizonte que se abre, descortina-se em uma realidade que se firma em uma idéia e se consolida em resultados práticos, quando se vê um grupo como este, circulando em uma feira de vinhos, da magnitude da Expovinis.

A feira, os interesses comerciais, tudo isto foi o “pano de fundo”, por alguns instantes, na vida destas pessoas que tiveram a oportunidade de degustar vinhos e experimentar um novo mundo, em um projeto único, espetacular, desprendido e abnegado, desenvolvido pela Daniella.

Ela poderia nos falar mais, falar do que foram estes dois anos, na concepção, no ensinamento, na busca por soluções para incluir o grupo, torná-lo homogêneo, cheio de percepções e alcançar resultados.

Daniella reuniu seu grupo de deficientes visuais e os conduziu a Expovinis 2011. Pudemos observar e acompanhar os passos, e as expressões de felicidade do grupo formado por pessoas comuns, experimentando o que se pode chamar de “Inclusão Social”, a meu ver, sem precedentes no mundo dos vinhos.

Grupo experimentando os vinhos da Casa Donoso, Expovinis 2011

Não havia holofotes, mesmo porque eles não seriam percebidos pelo grupo. Havia a intenção, à vontade, o desprendimento que possibilitou ao grupo, degustar vários vinhos, em uma experiência única, particular, mas compartilhada entre todos os presentes.

Não há como não se envolver, não há como não perceber a importância, o que aconteceu lá, naqueles poucos instantes.

Tecnicamente não posso falar com tanta propriedade, como a Daniella, que seguramente, em algum instante, discorrerá sobre o assunto e saberemos mais. Por hora, nos basta este instante mágico, diferente e especial.

Agradeço imensamente a oportunidade de poder ter me aproximado, avaliado e observado o que pode ter sido tudo isto na vida destas pessoas.

E como eu sempre digo, por traz dos vinhos existem pessoas, por traz das pessoas existem histórias e em cada história deixamos nossas marcas.

Somos gratos pela oportunidade de podermos falar, difundir e expressar esta posição de inclusão e respeito ao ser humano.

Parabéns à Daniella Romano, pelo seu empenho, dedicação e visão humana!

Abaixo pequeno vídeo no momento de uma das degustações:

Maiores informações e contato:

www.aromasdovinho.com.br

Tel: 11 3864-2494 e-mail: aromas@aromasdovinho.com.br

11 pensamentos em “s”

  1. Meu querido Almir,

    Fiquei tão emocionada com sua postagem e seu entusiasmo, eu tenho certeza que você realmente captou a alegria do grupo, por sentirem-se incluídos, por estarem ali participando pela primeira vez de uma feira de vinhos… foi muito gratificante para todos nós!!! Obrigada de coração.

    Um beijo,

    Daniella

  2. Caro Almir
    Você conseguiu expressar perfeitamente o sentimento do nosso grupo. Foi isso mesmo que vivenciamos nessa experiência inigualável que nos colocou mais próximos da inclusão e, principalmente, da receptividade carinhosa mas profissional de todos.
    Obrigada pela sua atenção e um agradecimento muito especial a nossa querida Daniella pelo trabalho desenvolvido conosco.
    Abraços

  3. Daniela parabéns pela iniciativa e ao Almir por divulga-la.
    Agora falta as vinícolas e importadores se sensibilizarem e adicionarem as informações em braile nos rótulos e etiquetas. Diversos vinhos top tem estas informações (ainda que incompletas), mas os vinhos de dia a dia não.

    Um brinde

    Denys Roman

    • Obrigado Denys, o trabalho é lindo e falta realmente maior participação das vinícolas nacionais quanto aos rótulos em braile.
      Espero que as pessoas busquem temas desta natureza para poderem compartilhar com todos.
      Grande abraço
      Almir

  4. Pingback: Aromas do Vinho: Nas caixas, a minha, a sua, a nossa vida e a nossa história « VinhodosAnjos's Blog

  5. Pingback: Os vinhos, as degustações e o que foi o ano de 2011 « VinhodosAnjos's Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>