O movimento Slow, os vinhos e a vida

 

Slow

“A lentidão contemplativa integra-nos no meio e pode ser o refúgio de ideias brilhantes que nos ajudam positivamente no nosso proceder”.

Falar desse tema é coisa séria, principalmente em um momento do vinho que tudo caminha pelas redes sociais.

A questão é sensorial e trata-se de respeitar a parte latente em nós, o movimento da alma, a parte em nós que busca o natural, as origens, o que nos é tradicional e importante.

Parte de nós não olha o sol, o céu, as nuvens. Não sente mais o vento no rosto admirando uma bela paisagem. Estamos todos buscando a melhor foto, o melhor ângulo e esquecemos de nós mesmos no contexto das coisas. Nosso eu em conjunção com o todo.

Somos absorvidos pela tecnologia, e somos cobrados por ela. Temos pressa, esta é a verdade. Uma pressa que nos cega para as reais oportunidades.

Mas onde estaria esta questão nos vinhos? Qual seria a preocupação?

A questão não é mudar as coisas e a importância delas, é nos fazer refletir. Ver a verdade e qualidade onde elas realmente estão.

A busca por um vinho orgânico ou biodinâmico me parece parte disso. Nesta busca pela emoção das coisas, tentamos resgatar o que de melhor elas têm. Faz parte deste movimento.

 

Na alimentação a Slow Food mudou muita coisa. Possibilitou se provar em pequenas partes, as delícias da culinária, garantindo que o alimento chegue fresco e seja utilizado o produto de cada estação. Isso se levarmos ao pé da letra o conceito.

A questão aborda o fato de se utilizar os recursos próximos, o que plantamos, o que cultivamos e os animais que criamos para a alimentação. É um retorno a simplicidade.

Não gosto de coisas radicais, mas entendo isso tudo, este movimento de “resgate” não de valores, mas de tempo, de sabores, de ideais.

A questão me pega em um momento particular da vida, onde valorizo o ser em detrimento do ter. Onde a paz é mais importante do que o carro do ano. A saúde é primordial para a realização dos sonhos e em cada momento busco o belo e o especial.

Coisas talvez que o tempo tenha amadurecido, não sei, ou talvez a constatação de que tudo era mais simples e ao mesmo tempo mais saboroso.

Provo as frutas e algumas são sem sabor. Provo vinhos e muitos parecem iguais, metodicamente elaborados para atender uma demanda uniforme, padronizada. Mas vinho é experiência, e continuo buscando.

 

Slow Food

A surpresa é encontrar algo que entusiasma, alegra, me faz sorrir. Aí sim percebo que encontrei o passado, as reminiscências, o gosto e o verdadeiro prazer.

Quero mudar, acho que a mudança será benéfica, mas quero sentir a mudança nas pessoas e isso me parece impossível diante de tudo.

Mas mesmo sem elas, tento olhar menos para o relógio da vida e ainda sinto o cheiro do mato cortado que teima em me revelar todo o esplendor da natureza.

Saúde!

 

 

 

 

3 pensamentos em “s”

  1. Pingback: Um pouco sobre vinhos naturebas e a feira da Enoteca Saint Vin Saint | Vinho dos Anjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>