Vinho Foral de Montemor Tinto 2009

IMG_5041

Menir

Logo que coloquei na taça já percebi a cor puxando para um rubi com um leve toque alaranjado, fruto da evolução na taça, por ser da safra 2009.

No nariz a presença da fruta, frutas vermelhas, compota, bem marcantes. Um leve aroma mentolado e ligeiro toque herbáceo.

Apresenta boa estrutura de boca com taninos presentes, corpo com estrutura, toques da passagem em carvalho presentes, harmonia no palato e equilíbrio no conjunto.

Final “quente”, boa acidez e persistência. Álcool 13,5%.

Um vinho de Portugal, Regional Alentejano, das castas Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira.

Ideal para carnes vermelhas, vai muito bem com atum grelhado e molho adocicado. Frango ensopado e até um leitão assado ou mignon suíno.

IMG_5047

VINIFICAÇÃO:  As uvas são colhidas casta a casta e imediatamente desengaçadas e esmagadas. Com a adição de leveduras selecionadas inicia-se a fermentação em curtimenta clássica com remontagens temporizadas a uma temperatura controlada de 28ºC em cubas de aço inoxidável, seguida de maceração pelicular pós-fermentativa para uma maior extração de cor e taninos (responsáveis pelo corpo do vinho). A curtimenta e maceração duram cerca de oito dias. Depois da fermentação alcoólica ocorre a “fermentação” malo láctica, sendo esta fundamental para a estabilização e maciez do vinho.  O vinho estagia em depósitos de aço inoxidável sofrendo uma estabilização natural até estar engarrafado.

“A iluminura que ilustra o rótulo é uma homenagem aos 500 anos do Foral atribuído a Montemor-o-Novo por D. Manuel I, á 15 de agosto de 1503, o terceiro a ser outorgado pelo rei, depois dos de Lisboa (1500) e Évora (1501). Contém os símbolos régios – escudo ladeado por duas esferas – uma faixa com o nome do soberano e é decorado com motivos vegetais – um malmequer, rosas e cravos – e animais – borboletas e um macho com capuz de frade (Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa).”

Uma boa opção em vinhos portugueses. Saúde!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>