Alquimia na cozinha e nos vinhos: As harmonizações

Risoto de cavaquinha com pipocas de arroz selvagem

Coquilles Saint Jacques

Alquimia é uma prática antiga que combina elementos de Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Existem quatro objetivos principais na sua prática.

Um deles seria a transmutação dos meta-metais inferiores ao ouro, o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Ambos os objetivos poderiam ser notas ao obter a pedra filosofal, uma substância mística.O terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus. O quarto objetivo era fazer com que a realeza conseguisse enriquecer mais rapidamente. É reconhecido que, apesar de não ter caráter científico, a alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela química.

O processo alquímico é o principal trabalho dos alquimistas (frequentemente chamado de “A Grande Obra”).

Sopa de laranja, cenoura, gengibre e roquefort

Acima de tudo, a alquimia deixou uma mensagem poderosa de busca pela perfeição.

Em um mundo tomado pelo culto ao dinheiro a à aparência exterior, em que pouco o homem busca a si próprio e ao seu íntimo, as vozes dos antigos alquimistas aparecem como um chamado para que o homem reencontre seu lado espiritual e superior; ou a que, na mais simples das análises, tenha um qualquer objetivo na vida, ainda que longínquo.

Assim é a alquimia, e nos pratos se apresenta na maneira como utilizamos os ingredientes, suas combinações, sua harmonia. Misturados com a energia do idealizador e se mostram no resultado quando dizemos: Que delicioso, adorei!

Borcsht Afrodisíaco ao Caviar de Tapioca - Segundo lugar em concurso gastronômico

Tenho uma amiga chef, a Ana Paula, seus pratos são fabulosos, seu trabalho um exemplo de competência e conhecimento. É alguém que busca, através do trabalho, a perfeição. Atiçando os sentidos, aguçando os paladares.

Mas, mesmo assim não é preciso ser chefe, é preciso ter o sentido do óbvio, das quantidades, ser um alquimista na cozinha, com perfil de observador e uma certa percepção das coisas, dos paladares, das quantidades dos ingredientese seus resultados.

Ninguém quer transformar na cozinha, algo em ouro, mas o “ouro” é o que se obtém pelo resultado e pelo empenho em realizar, com primor.

Os vinhos estão sempre presentes. Não concebo alimento sem que se possa sentir o prazer dos vinhos e a sinergia com o alimento.

Nesta busca alquímica, sinérgica e harmoniosa, estão todos os prazeres que se pode encontrar, nos alimentos e nos vinhos. E claro, a sensibilidade para fazer esta composição, está no autor da obra e em quem sabe compô-la.

Portanto a alquimia na cozinha está no dom em saber dividir, compartilhar e buscar o melhor. Saúde e vinhos á todos!

Maiores informações sobre eventos veja: www.lechefeventos.wordpress.com com Ana Paula Bernecker

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>