Dicas de como degustar vinhos em feiras e eventos

Degustar vinhos em feiras e eventos é sempre um desafio. Se você pretende degustar, e lembrar dos vinhos que experimentou, sugiro que faça pequenas anotações. Mas o mais importante, é saber o que procurar em cada vinho, á oportunidade de estar “cara a cara” com algo novo, bom e diferente.

As importadoras e produtores selecionam seus vinhos para degustação, de acordo com a estratégia de apresentação da empresa ao mercado ou da necessidade de comercialização de um tipo específico ou marca, fazendo da experimentação uma forma de atrair novos consumidores e ampliar o consumo difundindo marcas. Esteja atento e tente perceber para onde cada empresa ou importadora uma caminha.

A parte visual nestas degustações quase sempre é comprometida ou pelo excesso ou pela falta de luz. Fique atento para a coloração, lembrando da transparência e do brilho. A parte olfativa, como já dissemos em outra ocasião, pode ser aprendida e as experiências de cada um, formam um conjunto de lembranças com as quais podemos estabelecer co-relações.

Claro, a parte mais importante é poder provar. Comece pelos brancos, espumantes e roses, faça um giro pela feira, prove o que mais lhe chama a atenção. Depois vá para os tintos e finalize com os vinhos do porto e de sobremesa.  Estes últimos adocicados e podendo ter um teor alcoólico maior.

Não se importe de caminhar observando tudo e retornar novamente ao mesmo local para provar os tintos, vinhos do porto e vinhos de sobremesa.

Como a quantidade de vinhos provados pode ser grande, tente perceber o que não gosta, com dois pequenos goles iniciais. Ao colocar na boca, se não gostar realmente, descarte o que está na taça ou mesmo na boca, em recipientes especialmente colocados para isso, sem preocupações, e siga para o próximo.

Sempre que tiver a oportunidade, beba em paralelo um pouco de água para se re-hidratar.  Aproveite e coma algo. O pão pode limpar suas papilas e prepará-las para a outra prova que vem em seguida. Para poder provar vinhos em quantidade, você precisará estar bem alimentado, lembre-se disso.

Se achar que é demais, diminua seu ritmo, foque em algo específico que pretenda conhecer. Desta forma, você poderá aproveitar ao menos o que traçou com o objetivo de experimentação.

Não tome café ou chupe chicletes antes das degustações, escove os dentes bem antes do horário delas acontecerem. Não se esqueça que tudo isto é necessário para que as suas papilas gustativas não se alterem, alterando os sabores dos vinhos e é claro, sua percepção á respeito dos mesmos.

Já tivemos a oportunidade de provar grandes vinhos em despretensiosas degustações. Assim, se dê a oportunidade de procurá-los e adaptá-los ao seu gosto particular.

Mais do que tudo. Saboreie o que gosta e se necessário repita a degustação do mesmo vinho. Lembrando de fazer do momento, a sua forma de perceber as diferenças e a qualidade do que você provou.

Ah, e divirta-se! Saúde!

3 pensamentos em “s”

  1. Olá Almir.
    Sou Ana Cristina, aluna da Daniella Romano (Aromas do Vinho).
    Em primeiro lugar quero agradecer seu carinho e atenção para conosco.
    Foi uma experiência singular em nossas vidas e despertou ainda mais a vontade de nos aprofundarmos no mundo do vinho, sabedores que somos que ainda estamos engatinhando neste processo de aprendizagem.
    Eu particularmente fiquei encantada com tudo que vi e degustei.
    Parabéns pelo Blog! Achei muito didático e esclarecedor, continuarei acompanhando-o.
    Abraços

    • Obrigado Ana,
      Nosso objetivo é difundir a cultura do consumo dos vinhos, abrirmos caminhos e desfrutarmos de tudo o que ele pode proporcionar.
      Encontros com pessoas como a Daniella, são raros, e só me enchem de vontade de continuar…
      Grande abrtaço.
      Almir

    • Obrigado Ana,
      Nosso objetivo é difundir a cultura do consumo dos vinhos, abrirmos caminhos e desfrutarmos de tudo o que ele pode proporcionar.
      Encontros com pessoas como a Daniella, são raros, e só me enchem de vontade de continuar…
      Grande abraço.
      Almir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>