Ser gourmet, usar os sentidos e ousar.

São muitas as possibilidades para um gourmet. Refeições, cafés, chocolates, vinhos e toda sorte de produtos especialmente criados, cujo conceito de consumo tem outra conotação.

Ser gourmet está na moda. Mas ser gourmet na essência não é ser comilão ou desfrutar dos alimentos e bebidas indistintamente.

Gourmet é antes de tudo um conceito de vida. É ser maduro enquanto apreciador, deixando de comer apenas, como um mero atendimento às necessidades do corpo, para, através dos sentidos (aguçados), alimentar também o intelecto, desfrutando da boa mesa nos seus aspectos estéticos e gusto-olfativos mais apurados.

A palavra GOURMET é de ascendência francesa e o seu significado original traduzia-se por: bons apreciadores de vinhos, connaisseur (conhecedor).

Hoje internacionalizada ela ganha um sentido mais amplo e cosmopolita, estendendo-se ao contexto da mesa com seus alimentos e bebidas para lá de naturais, apresentáveis e palatáveis. A moda gourmet incentiva a geração de produtos regionais, naturais e frescos, como nunca ocorrera no mundo.

O gourmet do século XXI não come e bebe por necessidade fisiológica apenas. Alimentos e bebidas nutrem também seu espírito e intelecto. São pessoas avessas à padronização comum dos “fast foods” e simpáticas ao conceito eco-gastonômico e filosófico do “slow food”.

Preferem o frugal, o natural e o regional, ao trivial. Não comem para viver, nem vivem para comer, comem por prazer. O conceito gourmet sintetiza aspectos nutricionais, ritualísticos, estéticos e intelectuais.

O queijo tem sua faca e sua forma de fatiar, o vinho seu ritual de serviço (indispensável e insubstituível), o prato precisa encantarr os olhos antes dos demais sentidos, o café é apreciado gole a gole com requinte.

O bom gourmet leva o ato da alimentação a sério, dedica-lhe um tempo necessário e exclusivo. Saboreia os alimentos concentrado no momento, como a estar em comunhão. Para ele o bom restaurante é um templo, e comer, uma oração devotada à natureza que fornece o alimento, valorizando o homem e suas boas inteções no preparo.

Fonte:Tribuna do Norte

Fotos e pratos: Ana Paula Bernecker (Le Chef)

2 pensamentos em “s”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>