O Enochato e os vinhos

Bem, se você não entende nada de vinhos, não fique preocupado, você não corre este risco. Mas se você entende um pouco, ou vive tentando ensinar os outros, em todos os lugares que vai, tome cuidado, você pode estar virando um Enochato.

Enochato é aquela pessoa que nos aborda num supermercado, por exemplo, e sem que possamos pedir ou falar qualquer coisa, se aproxima e vai logo falando sobre os vinhos, seus preços e suas características, e com um vocabulário pra lá de rebuscado sobre aromas. Ás vezes estamos pensando apenas no que servir no jantar e harmonizar, por exemplo, com o belo peixe que estamos imaginando preparar.

Mas não, ele não perde a oportunidade e no menor sinal de hesitação de nossa parte, começa a falar.

Enochato, parada difícil! - Fonte: Desenho Revista Exame

Ou ainda, para aqueles que apreciam uma degustação e ocasionalmente participam buscando aprender algo mais. Ao fazer parte delas, se depara com o sujeito medindo, fazendo anotações, falando e gesticulando, sem, no entanto dar a oportunidade para que cada um faça uso da palavra, em respeito aos pontos de vista diversos.

Em várias ocasiões me deparei com algum Enochato.

Eu me preocupo com o real interesse das pessoas em aprender e estarem abertas para adquirir conhecimento, sem exageros.

Cada profissão tem suas características e particularidades, devemos focar o assunto e perceber se há real interesse das pessoas em ouvi-lo, a chamada: atenção. 

Sabemos que o mundo do vinho é vasto, e que inclui uma história e grande cultura de povos e nações. Afinal, toda a nossa história é marcada por fatos que se desenvolveram tendo o vinho, como um participante nos acontecimentos e na vida das pessoas. 

É claro que há muitas pessoas que entendem muito de vinho. Mas não podemos esquecer que, acima de tudo, o vinho deve ser degustado com prazer, sentindo-se o momento especial de estar só, ou acompanhado, de comemorar uma conquista ou afogar mágoas, pois em todos os momentos, deixamos nosso pensamento viajar e nos permitimos sentir e apreciar, cada segundo das nossas existências. 

Fuja do Enochato, ele pode destruir seu momento único e especial, que só o vinho pode proporcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>