Vinho das montanhas do Marrocos

A importadora World Wine começou a vender, no Brasil, o Tandem, vinho fabricado no Marrocos. O primeiro pedido esgotou antes do tempo previsto e a nova compra será dez vezes maior.

São Paulo – Na metade do ano passado a World Wine, uma das três maiores importadoras de vinhos do Brasil, com sede na capital paulista, comprou 240 garrafas do Tandem, um vinho marroquino feito com uvas Syrah. Foi a primeira importação da bebida e o estoque acabou em seis meses, bem antes do período programado para a sua duração, um ano. De acordo com o sommelier da empresa, Mauricio Leme, o vinho surpreendeu e encontrou adeptos tanto entre os brasileiros consumidores de vinhos do Velho Mundo, que são os europeus, quanto entre os que bebem vinhos do chamado Novo Mundo, o que inclui desde chilenos até australianos.

Divulgação DivulgaçãoTandem: tinto seco

“É um vinho bem elegante, com ótima complexidade, de sabor tenso, que combina frutas vermelhas e negras e tem uma nota de cravo da Índia, canela”, explica Leme. O Tandem, cujo nome remete a como é chamada a bicicleta de dois lugares no Marrocos, é tinto e seco. Segundo o sommelier, foi feito um segundo pedido do produto, que deve chegar em junho, cerca de dez vezes maior do que o primeiro. Ajudam a vender o Tandem, de acordo com ele, o exotismo, pelo fato de ser fabricado pelo Marrocos, o rótulo, que é atrativo, além do preço, R$ 86.

“Não tínhamos intenção de trazer um vinho do Marrocos”, fala ele sobre o início das compras. O Tandem é fabricado por Alain Graillot, francês considerado o melhor vinicultor de Crozes-Hermitage, na França, e Jacques Poulain, da empresa Domanine des Ouled Thaleb, do Marrocos. E foi a partir do início das importações dos vinhos de Graillot, da França, que a World Wine resolveu experimentar o vinho marroquino. Graillot resolveu produzir no Marrocos, na região das montanhas Atlas, e deu certo. A World Wine resolveu começar a importar o Tandem, então, por estratégia de marketing.

Mas o vinho fez mais sucesso do que era esperado. A região, onde o Tandem é produzido, tem solo aluvião-calcário e temperaturas altas durante o dia, com noites frescas, o que ajuda no amadurecimento lento e gradual das uvas. As videiras são orgânicas e 60% do vinho passa por envelhecimento em barris de carvalho. A bebida é indicada, segundo ficha técnica, para acompanhamento de pratos como pato com molho de frutas vermelhas, ensopados, cordeiro com tempero picante e queijos com características herbáceas.

World Wine

Divulgação DivulgaçãoLeme: no vinho premium

A World Wine faz parte do grupo La Pastina, importadora brasileira de alimentos fundada em 1947, e foi criada há dez anos para atuar no mercado de vinhos Premium. A empresa importa vinhos de 14 países, num total de 2.500 rótulos. Os seus fornecedores são da Espanha, Itália, Portugal, França, Hungria, Alemanha, Chile, Argentina, Uruguai, Austrália, Estados Unidos, África do Sul e Nova Zelândia, além do Marrocos. A maior saída, segundo Leme, é de vinhos chilenos.

São comercializadas, ao ano, ao redor de um milhão de garrafas. A importadora tem três lojas, das quais duas estão na capital paulista, dos bairros do Brás e Jardins, e uma em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Também distribui em lojas parceiras e vende diretamente para hotéis, restaurantes e casas de show.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>