Circuíto Brasileiro: Pequenas notas, grandes surpresas!

Amigos, retornando do Circuíto Brasileiro de Degustação onde tive a oportunidade de provar vários exemplares dos vinhos nacionais.

Há destaques? Sim, gratas surpresas e também algumas boas e repetidas notas em grandes vinhos.

Então vamos lá, sem delongas ou rodeios:

“Viapiana Via 1986 Marselan: Fantástico vinho nacional, desta jovem vinícola, localizada em Flores de Cunha, no Rio Grande do Sul. Com coloração intensa e um rubi profundo, aromas bem complexos de frutas maduras, na boca, chocolate, e um leve tostado bem harmônico. Um vinho elegante e que me marcou bastante.”

 

“Vinícola Don Giovanni, localizada em Bento Golçalves. Seus espumantes apresentados no método Champenoise  foram muito apreciados. Complexos, elegantes, com bom perlage, fino e constante. Surpeendentes!, Um dos melhores do evento!”

“Pizzato – Vinhas e Vinhos, localizada em Bento Gonçalves, sempre nos surpeeendendo com algo novo ou seus conceitos. Nesta noite, provei o seu espumante Fausto, elaborado pelo método Champenoise. Mais leve que o anterior, bem agradável, gastronômico, muito, muito bom!. Altamente recomendável. O DNA 99 sempre fechando qualquer noite, surpeende mesmo o mais despreocupado degustador. Show!”.

Na Pizzato: Fausto e DNA. Imperdíveis!

Mas a surpresa da noite não poderia ser mais inusitada. Da Sociedade Vinícola Estrada Real, localizada em Caldas, Minas Gerais.

“Tanto seu rosé como seu tinto, elaborados com a casta Syrah, surpreendem pelo equilíbrio, pela estrutura nos vinhos, pelos aromas e complexidade. E ainda mais, pela localização e inversão no plantio, estabelecendo a vindima no momento correto da maturação, sem chuvas que abundam em momentos que antecedem em muito a colheita. Trata-se de respeitar a natureza, em seu tempo, no tempo necessário para que a uva alcance sua exuberância, sua maturação e sua complexidade, oriunda deste terroir inusitado, diferente, porém controlado pelo homem que observa e respeita os ciclos da uva em toda a sua cadeia e limites”.

“Da Valduga, seu vinho Villa Lobos Cabernet Sauvignon 2006 me agradou muito! Complexo, exuberante, intenso, com aromas profundos e na boca muito, mas muito harmonioso”.

Bom meus amigos. Degustar é um prazer do qual não me farto e nem desisto. Sempre em busca das novidades, dos bons vinhos e dos bons amigos que eles, os vinhos, podem proporcionar!

Circuíto Brasileiro de Degustação para profissionais e consumidores

O IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho promove degustação em 3 cidades brasileiras: Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

25 vinícolas apresentarão seus vinhos em uma oportunidade única e que entusiasma qualquer apaixonado pelos vinhos brasileiros.

Em São Paulo será na Festivo Eventos, no dia 25 de outubro próximo, nos seguintes horários:

Das 15:00 horas às 19:00 horas para profissionais

Das 19:00 horas ás 22:00 horas para consumidores (convidados)

Para consumidores o valor do ingresso é de R$ 50,00

Maiores informações e RSVP: Cintia Silva / Tel.: (11) 3141-9444 ou pelo email: cintia.silva@exponor.com.br

Prova de Vinhos de TRÁS-OS-MONTES em São Paulo

A Comissão Vitivinícola Regional de TRÁS-OS-MONTES promove no próximo dia 03 de novembro, prova de vinhos especialíssima.

Portugal tem investido muito nas degustações e acredito que isto em médio prazo irá proporcionar grandes resultados.

Ontem mesmo, em prova de diversas importadoras e conversando com pessoas que sempre foram avessas (em se tratando de vinhos portuguese), tive a grata surpresa de ouvir elogios aos exemplares que vêm sendo degustados nestes dois últimos anos no Brasil.

E tamanho esforço sem dúvida pode ser recompensado por estas observações e realmente pela qualidade dos vinhos apresentados e a seriedade como as coisas têm sido tratadas no contexto destas provas.

Este evento de provas, é mais uma boa oportunidade para constatar que isso é uma verdade absoluta. E quem ganha com isto, é claro, são os consumidores.

Compartilho desta alegria interna, de poder ser mais uma vez, um porta vóz de tão bons vinhos e provas!

Abaixo o convite com as informações necessárias para participar:

Local: Restaurante Praça São Lourenço – Rua Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia – São Pauulo – SP

Horário: Das 16:00 horas às 20:00 horas

RSVP: rsvp@ch2a.com.br ou pelo telefone: 3253-7052

Expo Cachaça Dose-Dupla no Mercado Municipal de São Paulo

De 6 a 11 de Setembro acontece a Expo Cachaça Dose-Dupla, no Mercadão.  Esta será a versão paulista da maior feira de cachaças, que já acontece á 15 anos em Minas Gerais.

E nada melhor do que o Mercado Municipal de São Paulo, que ira compor seus alimentos e frutas com esta feira.

Estarão presentes os maiores produtores e suas melhores marcas em quiosques e estandes espalhados por todo o pavilhão, onde os produtos poderão ser degustados e adquiridos.

Aberta a todos os seus freqüentadores e com entrada franca, a ExpoCachaça Dose Dupla estará integrada ao ambiente do Mercadão, ocupando os dois corredores principais, o Espaço de Eventos. No Mercado Gourmet haverá local para a realização de palestras e “jantares interativos”, com workshops de chefes de cozinha.

A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo e sua qualidade hoje no Brasil é incontestável. Destacam-se no evento as cachaças de Minas, do Rio Grande do Sul e de São Paulo e ainda do Rio, as cachaças de Paraty. Do Nordeste haverá representantes da Bahia, Pernambuco e Paraíba.

Programação 

Feira – 6 a 11 de Setembro, das 11 às 18 horas – Entrada Franca

Jantares interativos – dias 6, 7, 8 e 9, das 18h às 21h, exclusivos para convidados

Palestras – dias 6 e 7, das 14h às 17h, e dias 8 e 9, das 13h às 17h 

As palestras, gratuitas e abertas a todos os interessados, mediante inscrição no local, acontecerão no Auditório do Mercado Gourmet. A programação estará disponível em breve em www.mercadomunicipal.com.br
O Mercado Municipal Paulistano – “MERCADÃO” fica na Rua da Cantareira 306, Centro, tel. 3313-3365

Informações – www.expocachaca.com.br