Fecomércio: Selo Fiscal é o centro das discussões sobre o mercado de vinhos no Brasil

Em um debate que reuniu importadoras, produtores, e especialistas do setor, a Fecomércio promoveu neste último dia 26/04, o Debate sobre os Vinhos no Brasil.

Constatada a desunião da classe, que envolve todos estes profissionais, vimos ser aprovado o uso do selo fiscal, que segundo Carlos Raimundo Paviani, visa eliminar a entrada de produtos de forma ilegal e mesmo a inibir a falsificação nos vinhos.

No entanto, pelo que foi possível constatar, nem todos os envolvidos no processo foram consultados, e a aprovação do uso do selo, embora por uma maioria, teve uma baixa representatividade nas discussões.

Constatou-se ainda que em todo o processo da cadeia de produção e comercialização, nem todos os aspectos e dificuldades foram levantados, o que no futuro bem próximo se apresenta como tremendas “dores de cabeça” para aqueles que são, em sua maioria, contrários ao seu uso.

Dentre eles, e muito bem embasado a meu ver, Ciro Lilla, da Mistral, se mostrou bem contrário as colocações de Paviani, que não apresentou nenhuma boa argumentação que justificasse o uso do selo.

Mais ainda, colocou como sendo já o início de algo dentro do mundo dos vinhos, que vem a tentar regulamentar um setor, que na verdade necessita de reduções de taxas e impostos para poder crescer.

Os palestrantes

Não há a meu ver, algo que se inicie de forma errada, com a justificativa de que já é um início de uma discussão muito mais profunda. Todos os aspectos necessitam ser considerados.

O que ficou bem claro foi o interesse pelos grandes produtores nacionais, em proteger seu mercado diante do produto importado, ou seja, um retrocesso.

Nosso blog se apresentou com pergunta aos presentes, que buscava qual era a visão de  todos em relação ao surgimento do Enoblogs, hoje com mais de 299 blogs sobre vinhos, e difundindo informações sobre um mercado, que na verdade necessita ser difundido, para que haja aumento de consumo e maior conhecimento por parte dos consumidores, da cultura do vinho em seus mais variados aspectos.

Rogério D`Ávila respondeu prontamente, argumentando que os blogs sobre vinhos são hoje uma realidade, e que assim como a internet que traz a informação de forma rápida, têm esta função e se apresentam como um veículo de informações do setor.

Debatidos mais alguns aspectos sobre a presença mais ativa e participativa do pequeno produtor nacional, nos órgãos de decisão, o debate foi encerrado com o comprometimento de que seja levada a análise e debate, o uso do selo fiscal.

Para maiores informações à respeito do debate consulte:

http://www.fecomercio.com.br/?option=com_eventos&view=interna&Itemid=11&id=3725#

Uma ideia sobre “Fecomércio: Selo Fiscal é o centro das discussões sobre o mercado de vinhos no Brasil

  1. Pingback: Os vinhos, as degustações e o que foi o ano de 2011 « VinhodosAnjos's Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>