Descoberta a mais velha unidade de produção de vinho, de 6.100 anos

WASHINGTON, 11 janeiro 2011 (AFP) – Uma unidade completa de produção de vinho, de 6.100 anos de antiguidade, a mais antiga conhecida até então, foi descoberta numa caverna na Armênia, anunciou nesta terça-feira uma equipe internacional de arqueólogos.

Antes disso, vestígios comparáveis a esses equipamentos de produção vitícola remontavam a 5.000 anos.

“Pela primeira vez, temos uma imagem arqueológica completa de um sistema de produção de 6.100 anos”, felicitou-se Gregory Areshian, responsável pelas escavações e vice-diretor do Instituto de Arqueologia Cotsen da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Entre os objetos descobertos, estavam sementes de uva, restos de grãos prensados, ramos de videira atrofiados, uma prensa rudimentar, uma cuba em argila aparentemente usada para a fermentação, cacos de cerâmica impregnados de vinho, e uma taça e uma caneca para bebê-lo.

A descoberta foi realizada no mesmo sítio de cavernas onde foi encontrado, em junho de 2010, um mocassim de couro perfeitamente preservado datando de 5.500 anos, o que fez dele o mais velho calçado conhecido no mundo.

As cavernas ficam numa espécie de canyon situado na província armênia de Vayotz Dzor, uma região na fronteira do Irã e da Turquia.

Análises químicas confirmaram a datação das instalações e de outros objetos, e a escavação foi financiada, em parte pela National Geographic Society, segundo o texto publicado na edição online do “Journal of Archaeological Science”.

Testes de radiocarbono efetuados por pesquisadores da Universidade da Califórnia confirmaram a datação.

Veja mais em:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2011/01/11/descoberta-a-mais-velha-unidade-de-producao-de-vinho-de-6100-anos.jhtm

XII Festa Nacional da Vindima – Flores da Cunha – RS

 

Flores da Cunha acelera trabalhos para sua maior festa que inicia dia 18 de fevereiro. Muitas novidades para celebrar a colheita da uva

 

A 12ª Festa Nacional da Vindima está totalmente remodelada. Com layout novo, a festa que celebra a colheita da uva vai impressionar os visitantes pela sua autenticidade, enaltecendo a cultura italiana. Serão 54 estandes – todos ocupados por empresas de Flores da Cunha -, que estarão exaltando a economia da cidade, seja vinícola, seja moveleira, ou ainda de malhas, confecções e artesanato. Uma verdadeira ‘piccola cittá’, que poderá ser desfrutada pelos visitantes de 18 de fevereiro a 13 de março no Parque da Vindima Eloy Kunz, sempre nas sextas, sábados e domingos.

A grande novidade é o novo formato do evento, que ao invés de utilizar montagem básica como em edições anteriores, ganha uma apresentação que resgata a arquitetura típica com estandes que representam uma vila, como coreto, igreja e até a réplica de uma cantina antiga. O projeto foi desenvolvido pelas arquitetas Susana Dal Molin e Ingrid Heberle, auxiliadas pela estagiária em Arquitetura, Caroline Barbieri, todas do Departamento de Projetos e Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito.

Do total de 54 espaços internos, 27 serão utilizados por empresas de móveis e confecções. Segundo Pedro Bebber, responsável pela área, todos os estandes foram comercializados. Já na área vinícola são 24 espaços. Destes, 12 serão ocupados pelas vinícolas da Associação de
Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes). Os demais estão sendo adquiridos por outras vinícolas da cidade. Interessados podem entrar em contato com Darci Dani na AGAVI, através do telefone (54) 3292.1184. Restam poucas unidades e a prioridade é para empresas de Flores da Cunha. A Associação dos Artesãos de Flores da Cunha contará com um ambiente exclusivo para mostrar aos visitantes a dressa, trabalhos com palha, crochê, tricot, filé e muito mais. A área total de exposição é de 3 mil metros quadrados.

Outra atração da festa será a Exposição de Uvas com variedades de mesa e viníferas. A expectativa da Comissão de Agricultura, coordenada por Olir Schiavenin, é de que participem 400 produtores. As inscrições poderão ser feitas de 2 de janeiro a 3 de fevereiro. Vinte agricultores serão premiados com uma viagem técnica para o Chile. O mesmo grupo, que conta com a participação de diversas entidades como Emater, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria da Agricultura e Ibravin, também trabalha na aquisição das uvas que serão distribuídas durante os desfiles alegóricos e no próprio pavilhão aos visitantes.

Além do restaurante Formagio, Pan e Vinho, que funcionará ao meio-dia e à noite com a típica comida italiana, e da Escola de Gastronomia UCS/ICIF, que servirá para almoço pratos da alta gastronomia, ainda haverá uma Praça de Alimentação montada na área externa aos pavilhões, sempre regada a apresentações típicas italianas que preservam a cultura regional.

O menarosto, comida oficial de Flores da Cunha, poderá ser saboreado em cada canto da festa, tanto nos pavilhões, quanto nos restaurantes da sede e interior do município. Uma das inovações é a montagem de um deck coberto – Wine Bar – em frente aos pavilhões, para happy hour com degustação de vinhos e espumantes. Os interessados em adquirir os
espaços para a Praça de Alimentação e o Wine Bar devem entrar em
contato com a Secretaria de Turismo de Flores da Cunha pelo telefone (54) 3292.1722.

O palco instalado dentro dos pavilhões sediará apresentações típicas com corais, teatro, dialeto italiano, entre outros. Já no palco externo estarão se apresentando outros gêneros musicais, porém todos da região numa iniciativa de incentivar a cultural regional. Os shows maiores acontecerão sempre à noite.

Para receber os visitantes o Parque Eloy Kunz receberá decoração destaque com bonecos vindimeiros.

SERVIÇO

12ª Festa Nacional da Vindima

Data: 18 de fevereiro a 13 de março de 2011

Horários:

Sextas – das 14 às 22 horas

Sábados e domingos – das 10 às 22 horas

Mais informações: www.fenavindima.com.br

<!–

–>

Vinnobile, suas importadoras e seus vinhos…

 

Passado o ano de 2010, a Vinnobile firma-se como uma excelente opção para a compra de vinhos, em um mercado em franco crescimento no consumo.

Com o ingresso de um maior número de pessoas à classe média, o interesse pelo mundo do vinho e cultura tem aumentado sensívelmente.

Com o intuíto de difundir esta  idéia do consumo, a experimentação e divulgar os benefícios do vinho para a saúde, tanto o Blog Vinho dos Anjos como a Vinnobile, unidos neste objetivo comum, se destacam e avançam observando o mercado e as grandes possibilidades que surgem como oportunidade.

Hoje a Vinnobile conta em seu portfólio com mais de 20 importadoras, segmentadas, e que reunem produtos do mundo inteiro, para todos os gostos e de todos os preços.

São mais de 10.000 produtos, podendo oferecer aos seus clientes, todas as possibilidades de compra, inclusive de produtos alimentícios da La Pastina, nosso outro grande parceiro.

A mais recente entrada de importadora no portfólio da Vinnobile, é da Wine Experience, empresa que importa e comercializa vinhos dos Estados Unidos, que vem nos brindar com novas possibilidades e acesso á vinhos de um universo desejado mas pouco acessível até hoje.

Em breve, estaremos postando em nossos blogs, mais informações sobre estes vinhos, preços e suas fichas técnicas.

Aguardem!

Para pedidos ou consulta, ligue para (11) 5073-0702 ou nos envie um email para vinnobile@uol.com.br