Amancaya da Bodegas Caro: Um vinho envolvente, sutil e complexo

20220525_163757[1]

Sotaque francês no vinho, sotaque italiano na harmonização com pizza

Amancaya é um vinho produzido pela argentina Bodegas Caro em um projeto criado em 1999 por dois dos maiores nomes do vinho: Domaines Barons de Rothschild (Lafite) e Catena Zapata.

Importado pela Mistral, faz parte do portfólio da conceituada empresa que sempre nos surpreende pelas escolhas cuidadosas de produtos e a qualidade dos vinhos.

Corte das uvas Malbec (70%) e Cabernet Sauvignon (30%), tem um estilo elegante e um “sotaque” francês.

No nariz tem um bouquet complexo e sutil, com várias nuances e aromas de frutas com uma leve sensação de doçura com toques lácteos da malolática.

Em boca revela a potência da Cabernet Sauvignon e o pimentão vermelho da malbec em uma junção harmônica e redonda nos taninos.

Tem final prolongado e preenche a boca com uma fruta compotada gostosa e bem presente,

A vinificação é feita por castas separadamente e em tanques de aço inox.

O tempo de maturação é de 12 meses, sendo que 50% do vinho passa por carvalho francês.

É um tinto fácil de gostar, de excelente relação qualidade/preço e que recebeu altas pontuações nesta safra, como os 93 pontos de James Suckling e 91 pontos de Robert Parker.

Amancay é o nome de uma flor encontrada em altitudes elevadas nos Andes de Mendoza e que reflete todo o carinho ao terroir local e cuidado na elaboração.

Provei primeiramente o vinho deixando respirar na taça por mais de 20 minutos. Os aromas exalados foram de uma complexidade agradável que me indicaram a necessidade de alimento.

20220618_181729[1]

Na harmonização desta vez, a pizza que tanto amo em 2 sabores: Toscana e Quatro queijos para ver com qual se saia melhor nesta mescla de sotaque francês e italiano que tanto amo.

20220618_181706[1]

Confesso que gosto muito da pizza de Quatro queijos, mas a harmonização com a pizza Toscana foi perfeita! Integrando a calabresa, o queijo, a crocância da cebola ao leque de aromas e sabores no vinho, salientando a leve picância da pimenta na pizza e o pimentão presente no vinho vindo da malbec, juntando a estrutura da cabernet. Show!

20220618_181849[1]

Com a de queijos foi bem também, mas a presença maciça dos queijos interferiu um pouco no paladar.

É o que sempre digo: Harmonizar é também experimentar, errar e aprender, buscando o melhor conjunto que só faz vinho e alimento alcançarem outro patamar de sabores e sensações.

Saúde!

Onde encontrar

www.mistral.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>