Portugal investe pesado no Brasil com ações exclusivas de vinhos em supermercados

Vinhos de portugal

Festival de vinhos promovido pela Associação de produtores de Portugal acontece em supermercados de todo o Brasil

Com as restrições de estabelecimentos como bares e restaurantes ocorridos devido a pandemia, os supermercados acabaram por registrar um aumento nas vendas de vinhos. Entre fevereiro e maio deste ano, o crescimento foi de 50% nas regiões Sul e Sudeste, e de 35% nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O momento é promissor para o setor supermercadista, embora todo o desafio existente.

Com esta “nova demanda”, os Vinhos de Portugal vão promover, entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro, o Festival Vinhos de Portugal no Brasil.

A ampla e inédita ação será focada no varejo e a entidade que representa os vinhos portugueses estabeleceu uma parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, que irá ativar seus 96 mil estabelecimentos associados, para, no período, ampliarem a oferta de vinhos portugueses em suas prateleiras.

Os estabelecimentos receberão treinamento ministrados por diversos especialistas de vinhos que tem a coordenação e interface nas ações de Carlos Cabral, especialista em vinhos e vinhos portugueses.

Os investimentos são da ordem de meio milhão de euros. O objetivo é ampliar o consumo e o conhecimento sobre os vinhos de Portugal, já que temos disponíveis mais de mil rótulos de 14 regiões, e mais de 250 tipos de uvas.

Hoje, o setor de supermercados representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil e foi responsável, em 2019, por 31% da importação e venda de vinhos portugueses no País. É um segmento que a cada dia está mais presente no cotidiano do brasileiro, principalmente os novos consumidores, que aprendem adquirindo vinhos em promoção e com o tempo vão exigindo outros vinhos, mais elaborados, com mais prestígio e mais caros.

Os supermercados participantes do Festival Vinhos de Portugal vão contar com materiais exclusivos para os espaços reservados aos vinhos portugueses que participam da campanha.

Os materiais e os treinamentos serão fornecidos e oferecidos pelos Vinhos de Portugal sem custos para os estabelecimentos.

Vinho que fala a mesma língua

Portugal ocupa, desde 2016, a 2ª posição no ranking de importação de vinhos no Brasil. No primeiro semestre deste ano, registou crescimento de 16,8% em nosso mercado, com aumento de 17,2% em volume e de 18,6% em valor.

O sucesso se deve aos rótulos em nosso mercado, como o surgimento de importadores exclusivos de vinhos portugueses e o grande fluxo de turistas brasileiros que elegem Portugal como seu primeiro destino internacional, devido à familiaridade com o idioma e preços atrativos em passagens aéreas.

Durante o festival, mais de 1.500 novos vinhos serão apresentados por quase 200 vinícolas, que além de fornecerem suas já tradicionais marcas, querem apresentar novidades recentes, fruto de grandes investimentos nas áreas agrícolas, com a implantação de novos vinhedos e tecnologia, e os mais modernos equipamentos auxiliando a enologia. Os Vinhos de Portugal também fornecerão suporte e informações para importadoras e supermercados interessados em importar estes novos rótulos para o mercado brasileiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>