Vertical de Don Miguel Escorihuela Gascón Malbec reúne oito safras

20181024_120858

Produtor argentino apresentou seu vinho ícone em degustação inédita

A bodega Escorihuela Gascón fundada em 1884 é referência quando se fala de vinhos argentinos. Integrante do portfólio de produtos da Grand Cru, a marca reconhecida mundialmente apresentou à jornalistas uma vertical inédita dos vinhos Don Miguel.

Inédita por nunca antes ter sido realizada com uma gama tão representativa destas vinhos.

O vinho Don Miguel é o vinho ícone da vinícola. Na ocasião foram apresentados oito amostras de várias safras, iniciando com a de 2006 e finalizando com a 2015.

Vinho 100% da uva Malbec, cultivada no Vale de Uco, tem como característica atual a busca pelo equilíbrio entre a fruta e o estágio em barricas de carvalho.

Ao longo dos anos foi sofrendo atualizações e adaptações à tecnologia e também tornando-se um vinho orgânico (Safra 2008) e biodinâmico (À partir da safra 2014).

20181024_160131

Foram apresentadas as seguintes safras:

– Safra 2006: De cor violeta vivo com reflexos rubi, já é um vinho que tem 12 anos e nem por isso perdeu todo o seu esplendor e potencial. Os aromas remetem frutas negras e em boca uva passa com presença da fruta e da madeira.

Se percebe um álcool presente porém em equilíbrio com o conjunto. Vinho muito vivo e de grande persistência em boca.

– Safra 2008: Um dos vinhos que mais apreciei na degustação. Gosto da presença da barrica como uma característica marcante. Tem os mesmos traços da safra 2006, mas é ainda novo , seco e persistente.

– Safra 2009: Esta safra apresenta aromas de mentol e anisete, assim percebi. Em boca um toque mais herbáceo, verde, menos maduro.

– Safra 2011: Os aromas marcantes de frutas negras maduras e aromas de compota. Também com um toque herbáceo, vegetal.

– Safra 2012: Os aromas presentes são de frutas maduras. Também com um toque herbáceo, vegetal.

– Safra 2013: O vinho apresenta uma sensação de doçura no nariz. Em boca é seco, prolongado com um retrogosto intenso.

– Safra 2014: Neste vinho some o mentol. É um vinho de grande elegância e muito sedoso, Nariz e boca muito marcantes.

– Safra 2015: para esta safra podemos ter mais informações sobre o vinho, pois é a que atualmente está no mercado.

A característica é de muita fruta, apesar dos quinze meses em barricas de carvalho de 400 litros por 16 meses.

A degustação foi memorável. Desde o primeiro vinho até o último onde pude sentir as diferenças entre safras, clima de cada ano e também o uso da madeira. Surpreendente.

Sobre a Grand Cru
A Grand Cru é uma importadora e também é a maior rede de lojas especializada em vinhos do Brasil. Em 2017 completou 15 anos e um faturamento de R$200 mi. A empresa tem mais de 53 pontos de venda de Manaus a Porto Alegre, entre franquias e operações próprias. Além disso, também trabalha com e-commerce, clube de vinhos, venda direta e vendas para os melhores restaurantes, hotéis e empórios.
O portfólio é composto por 1900 rótulos de alta qualidade dos mais diversos países do mundo, selecionados com critérios muito exigentes pela equipe de sommeliers.

A Grand Cru é reconhecida como sinônimo de qualidade em vinhos no Brasil, tanto em termos de produtos como também serviços.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>