Bazar da Cidade acontece no Museu da Casa Brasileira

MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Gastronomia no Museu – Conceito da Diversidade

Em sua 9ª edição, o Bazar da Cidade ocupa pela primeira vez o privilegiado terraço e jardim do Museu da Casa Brasileira. O evento que tem entrada gratuita, acontece na sexta-feira 17 e no sábado 18 de agosto, sempre das 10 às 21horas, reunindo mais de 100 expositores, 23 deles dedicados à Gastronomia.

Estão divididos em dois grupos: expositores com produtos para serem levados para casa; e expositores da Praça Gastronômica, com delícias para serem consumidas ali mesmo.

O Bazar da Cidade reúne expositores de Vestuários e Acessórios; Joias e Bijuterias; Casa e Decoração; Saúde e Bem Estar; Infantil. Promove também uma série de oficinas para crianças e adultos. Duas das oficinas para adultos são gastronômicas.
Desde sua primeira edição, em agosto de 2015, a curadora Bel Pereira se preocupa em levar para o Bazar da Cidade o expositor gastronômico. Há desde pratos da cozinha de Taiwan até pratos típicos da Venezuela, passando pela charcutaria artesanal italiana e pelas maravilhas de Minas Gerais. Delicioso!

AREPAS PICATTA SP tortilha grossa feita de milho

EXPOSITORES GASTRONOMIA

Azeite extravirgem OLIQ
Oliq é uma associação de olivicultores. Seus produtores são dois mineiros e uma paulista. A terra deles – e de seu azeite – não é nem Minas e nem São Paulo. É a Mantiqueira. Estabeleceram-se na Serra da Mantiqueira porque ali se sentiram em casa e visualizaram a oportunidade de criar um produto de excelência, que pudesse contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Criada em 2014, a Oliq cultiva oliveiras, extrai azeite para si e para outros produtores da região e produz. Tudo a partir de duas fazendas: a São José do Coimbra e a Santo Antônio do Bugre.
Cantinho de Minas
Queijos artesanais e outros deliciosos produtos fazem o sucesso da Cantinho de Minas, empresa de Soraya Vilhena. Sete queijos são da Fazenda Pé de Serra, propriedade da família Vilhena, em Carmópolis. Mas a Cantinho trabalha com uma variedade maior do produtos. No total, são vinte diferentes tipos de queijos. Há ainda doces de leite, goiabadas, geleias e cachaças – entre elas, a Cachaça Sant’Ângela, armazenada em carvalho e umburana.
Empório Dona Mita
O Empório Dona Mita produz de forma natural uma saborosa linha de antepastos e conservas. São usados azeite de oliva, óleo de girassol, alimentos frescos e não congelados. Destaques para o antepasto de alcachofra, bacalhau confit, relish picante de erva-doce, carpaccio vegetal de chuchu, chucrute artesanal.
Grão Vizir Masalas e Especiarias
Marcelo Nestari leva ao Bazar da Cidade as ervas e temperos da sua Grão Vizir, produtos exclusivos que encantam todos os sentidos. As masalas (termo indiano para mistura de ervas e especiarias) são pra lá de especiais. Entre elas, Curry de Madras, Garam Masala, Kashmir Masala, Panch Phoron Rajasthani, Tandoori Masala e Tchai Masala. Destaque também para a Calda de vinho e especiarias, para ser explorada em muitos pratos, carnes, queijos, bolos e frutas.
La Conserveria
A empresa nasce da paixão pela gastronomia da italiana Graziana Matera, que une a tradição de fazer conservas à inspiração pela busca de novos sabores. Na Itália, conservar vem da necessidade e de respeito às estações – é armazenar o melhor das frutas e legumes para todos os momentos do ano. A proposta da Le Conserveria é perpetuar esse tipo de conhecimento, através de uma fabricação artesanal de qualidade, sem quaisquer aditivos químicos. No Bazar da Cidade, Graziana Matera estará com suas geleias e chutneys. Entre os chutneys, o mediterrâneo e o de cebola roxa com vinagre balsâmico. Entre as geleias, entre outras a de alho com pimenta calabresa, a de pimenta com alecrim, geleia de amora com lavanda e laranja com manjericão.
Mestiço Chocolates
Trazendo o cacau certificado da Fazenda Bonança, em Itacaré, Bahia, a Mestiço produz artesanalmente o chocolate em pequenas bateladas, preservando as características varietais e imprimindo identidade em cada receita. A família Galvão Kamei inaugura fábrica em São Paulo, na Vila Olimpia, onde desenvolve o conceito Tree-to-Bar, observando todo o processo desde o plantio da árvore até a elaboração das barras. A Mestiço Chocolates faz parte da 3ª geração de cacauicultores de Itacaré, na Bahia. O grande propósito da marca é fazer da Fazenda Bonança uma referência ainda mais forte no cultivo sustentável e de qualidade. O cacau é separado por variedades, permitindo a elaboração de chocolates com características diferenciadas, respeitando a individualidade dos frutos e do terroir.
Pain Vert
A Pain Vert é uma micropadaria artesanal de verdade, que faz pães veganos, orgânicos e de fermentação natural. Pães elaborados apenas com farinhas, sal, água e sementes ou frutas secas. Todos eles são fermentados por mais de 24 horas em ambiente controlado, e modelados manualmente, um a um. Depois de crescerem em panos de linho (couches), os pães são levados ao forno à lenha – assam diretamente no piso do forno.
Pimentas & Pitadas
A linha de pimentas artesanais gourmet da Pimenta & Pitadas é bem diferenciada de tudo que existe, pois utiliza ingredientes e combinações exclusivas e exóticas, além de serem 100% naturais, sem conservantes. Preza antes de tudo o sabor e a qualidade. São onze pimentas para escolher, sendo duas delas geleias de pimenta.
Vitamina da Terra
A marca Vitamina da Terra seleciona, embala a vácuo e comercializa uma linha de produtos perfeita para uma alimentação saudável e rica em nutrientes. São cereais, frutas secas, oleaginosas, sementes e mixes. Trabalha também com queijos de búfala tipo frescal, burrata, molhos de tomate e pesto.

PRACINHA DE PORTUGAL pastéis de nata
EXPOSITORES PRAÇA GASTRONÔMICA
Aguzzo Cucina: Massas artesanais
Arepas Picatta SP: Comida típica da venezuela
Capucine Cuisine: Crepes

Cervejaria Los Compadres: Cervejaria artesanal
Cheers (drink truck): Taças de vinhos e drinks

Deliciss: Charcutaria artesanal especializada

Espada de Jorge (food truck): Cardápio variado, hambúrgueres e muito mais

Farfalla Gelato: Gelato italiano

Mapu  (food truck): Gastronomia taiwanesa

Mineirices de Colher: Doces mineiros artesanais

Pão di Queijo da Mineira: Pão de queijo

Petiscleta (food bike): Opções fáceis de comida (Variada)

Pracinha de Portugal: Gastronomia da “terrinha”

Quindins & Doçuras: Doces variados de origem portuguesa

Serviço:

Bazar da Cidade: dias 17 e 18 de Agosto (sexta e sábado), das 10 às 21 horas.

Museu da Casa Brasileira, Av. Brig. Faria Lima 2705, tel. (11) 3032-3727.
Entrada gratuita.
Acessibilidade no local.
Bicicletário com 40 vagas.
Estacionamento pago no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>