Jogo da Copa com churrasco e vinho cai bem!

IMG_8275

Harmonizar vinhos e churrasco pode sempre parecer um grande desafio.

Não pela dificuldade de sabores, mas pela diversidade de vinhos disponíveis e a diversidade de carnes que se pode ter em um churrasco.

IMG_4362

É necessário usar a inteligência e conhecimento e também a imaginação ao combinarmos estes tesouros da gastronomia que unem sabores e temperos em uma contínua série de vinhos a serem degustados em cada etapa do preparo na grelha.

Chega a ser algo romântico pra mim. Sim, explico, a diversidade e possibilidades são tão grandes que nesta linha de aromas, gostos e sabores, circulamos por várias etapas que vão desde as entradas á carne propriamente dita.

Sabemos que nenhum dia de comemoração com amigos e família onde o churrasco, o vinho e porque não, também a partida da copa tem seu destaque por etapas que se iniciam na recepção com entradas leves, queijos e saladas, passando pelos primeiros grelhados que em geral são linguiças e carnes mais leves, até a celebração em seu ápice das carnes maturadas, intensas em sabores e que exigem um vinho com bom corpo.

E o jogo também, em sua partida contínua que vai da apresentação dos jogadores, as emoções da primeira etapa, o intervalo que é uma respirada para brindarmos com vinhos leves, á etapa final conclusiva da partida. Tendo no meio de tudo isso, o ápice quando nosso time marca ou sofre um gol.

E onde está o romantismo disso? Está na delícia que é harmonizar cada etapa e sentir nos sabores com intensidade, toda a diversidade que também há em uma relação contínua, no jogo, no churrasco ou nas relações amorosas. Mas na verdade o romantismo propriamente dito é para mim, a arte de harmonizar. Amo!

Mas vamos ao churrasco, pois logo logo o jogo já começa e as pessoas estarão voltadas ás suas taças e a telinha, e nosso churrasco precisa estar em andamento.

20170128_164651

Primeiramente as entradas de maionese, saladas e aquela linguicinha que não pode faltar para “forrar” o estômago. Nessa fase os jogadores ainda não entraram. É só a preparação para o início do jogo (e do churrasco).

Aqui eu sugiro um espumante brut ou Prosecco e também um espumante rosé. Cai muito bem para preparar o palato.

IMG_8329

Com as saladas e entradinhas vai bem também um vinho branco Viognier, Alvarinho e também Sauvignon Blanc e Riesling. Que coisa boa!

Se vierem as linguiças e o queijo coalho, bem como aquele pãozinho de alho saboroso, um Pinot Noir fica divino!

IMG_8324

Nesta fase os jogadores já estão em campo e o hino nacional foi está tocando.

As carnes nobres estão lentamente na grelha aguardando o ápice para serem apreciadas com um bom tinto.

Não vou entrar em detalhes sobre as carnes em geral, pois o gosto é tão variado e a ideia é ser algo leve e descontraído.

Mas lembro que um tinto encorpado com maior teor alcoólico e características como as das uvas Cabernet Sauvignon, Tannat, Cabernet Franc, de forma que se apresentem com a parte da passagem em barricas, bem equilibrada, são fundamentais para o sucesso do churrasco (e do jogo para não amargar uma derrota, rs).

IMG_2926

Aqui as atenções estão no momento do ápice, o gol. Para ele recomento taças ao alcance das mãos e um bom espumante ou Champagne que cai bem a toda hora no churrasco, ou na pausa para comemorar o GOL! Ou ainda mais, no intervalo entre um tempo e outro… e a carne lá, na grelha cuspindo faíscas!

IMG_9905

Começa o segundo tempo, lá vem uma boa taça de vinho tinto e aquela picanha tão esperada e desejada. Meu Deus, dos deuses!

E começam os gols e a euforia já se inicia. Para uns é o vinho fazendo efeito, para outros é o sabor da carne tão aguardada e outros claro, o futebol! 3 x 1 ou 3 x 0 ta de bom tamanho, o churrasco vira festa de confraternização, todos estão felizes, afinal, o gosto de cada um foi realizado.

Mas aí alguém grita na cozinha: “E a sobremesa?”

IMG_4781

20171207_154958

IMG_8619

Faltam apenas 10 minutos para acabar o jogo e lá vem aquelas travessas com pudim de leite, mousse de chocolate, tiramisù, ai meu Deus, e agora?

Não tem como, acompanhando tudo isso vem vinhos de sobremesa, a mocinha ao lado quer a salada de frutas, ela diz “não vou engordar né!”, esquecendo que durante todo o churrasco ela comeu e bebeu de tudo. Mas tá valendo. Aparece um vinho colheita tardia, mel, amêndoas, especiarias, tudo isso e mais um Vin Santo. Nossa, que virá depois!

O jogo é contínuo e faltando 5 minutos sai o último gol. 4 x 0 ? é demais! E lá vem aquele vinho Sauternes. Nossassinhorraaaaa! Que coisa boa! Que alegria!

Após a pausa do momento efusivo, começamos tudo novamente. Que fôlego!

Agora só esperar o próximo jogo, ou o próximo vinho. Valha-me Deus!

Saúde!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>