Pascal Marty na Peterlongo: Espumantes, vinhos e a revitalização de produtos e marca

Logo Peterlongo

A Vinícola Peterlongo passa por um amplo processo de retomada. Desde 2015, ano de seu centenário, a empresa que elaborou o primeiro espumante brasileiro em 1913 e, a partir daí, deu início à história da bebida no país, vem colocando em prática um ambicioso projeto de reposicionamento da marca.

Os primeiros resultados já começam a aparecer em cada taça, tanto é que a Peterlongo é única vinícola brasileira a receber prêmio destaque no 14º Concurso Internacional de Vinos y Licores – Vinus 2017.

Foram oito medalhas e o prêmio destaque na categoria espumante, realizado em agosto em Mendoza, Argentina. Além de receber o Prêmio Destaque na Categoria Espumante, a vinícola trouxe oito medalhas. O Peterlongo Presence Espumante Moscatel e o Peterlongo Presence Espumante Brut foram os grandes destaques com Dupla Medalha de Ouro, alcançando 95 e 93 pontos, respectivamente.

Receberam Medalha de Ouro o Peterlongo Elegance Espumante Brut e o Peterlongo Presence Espumante Moscatel Rosé. A Prata ficou com o Peterlongo Presence Espumante Moscatel Rosé, Peterlongo Privilege Espumante Brut, Peterlongo Elegance Espumante Nature e o Peterlongo Privilege Espumante Extra Brut.

O momento é de retomada de prestígio da marca. A expertise na elaboração de espumantes de alta qualidade vem recebendo o reconhecimento de especialistas do mundo todo, o que reflete o esforço da empresa em reposicionar a marca entre as preferidas.

A Peterlongo também é a única vinícola brasileira a conquistar um prêmio de destaque no concurso.

O concurso integra o Ranking Mundial Wine 2017. Mais de 450 amostras de 17 países foram avaliadas por um grupo de 42 jurados.

PREMIAÇÕES

Dupla Medalha de Ouro – Peterlongo Presence Espumante Moscatel – 95 pontos

Dupla Medalha de Ouro – Peterlongo Presence Espumante Brut – 93 pontos

Medalha de Ouro – Peterlongo Presence Espumante Rosé Natural – 91 pontos

Medalha de Ouro – Peterlongo Elegance Espumante Brut – 90 pontos

Medalha de Prata – Peterlongo Presence Espumante Moscatel Rosé – 89 pontos

Medalha de Prata – Peterlongo Privilege Espumante Brut – 89 pontos

Medalha de Prata – Peterlongo Elegance Espumante Nature – 89 pontos

Medalha de Prata – Peterlongo Privilege Espumante Extra Brut – 87 pontos

20171018_130128

Mas voltando a Pascal Marty, para quem não sabe ele é o enólogo francês responsável pelo projeto de revitalização dos vinhos da Peterlongo. Vem de uma trajetória com passagens pela vinícola Mouton Rothschild (França), Alma Viva (Chile), Opus One (EUA).

Pascal Marty vive no Chile, onde atua em consultorias internacionais e em projetos locais, incluindo a sua própria vinícola, a Viña Marty.

Além de muito simpático, revelou seu conhecimento e os passos dados para que a empresa brasileira, sinônimo no passado de marca forte nos espumantes, projete seus vinhos e reintroduza o nome Peterlongo nas esferas do consumo do vinho no Brasil e exterior.

Um trabalho árduo mas que vem, junto aos enólogos brasileiros, se consagrando pelos resultados obtidos.

Almir e Pascal marty

Em almoço realizado na Casa di Paolo em São Paulo, pude provar alguns dos vinhos que estão passando por este processo de reposicionamento e elaboração.

20171018_120001

Dentre eles provei o espumante Privilege Brut elaborado pelo método tradicional, que abriu o almoço.

20171018_130904

Em seguida provei o vinho Terras Sauvignon Blanc 2016, vinho com envolventes aromas cítricos e frescor. Em boca leveza, boa persistência em final marcante.

20171018_133559

Provei também o vinho Terras Carmenérè 2105, que agradou bastante, ressaltando a fruta.

20171018_170901

Mas gostei mesmo do vinho Armando Memória Merlot 2015. Um vinho de coloração vermelha com reflexos violáceos, no nariz apresenta presença de amora e ameixas. Em boca é aveludado, bom corpo e equilíbrio. Vinho que tem passagem por barricas de carvalho.

20171018_170815

Finalizamos com o vinho Presence Moscatel, espumante leve, com graduação alcoólica de 7,5% com nuances de flores e mel e sobremesa típica, sagu de vinho e creme.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>