Andrea Bocelli: Os vinhos vieram primeiro, depois veio a linda voz

20161014_150158

Há de se falar sempre da linda voz e da interpretação acima de qualquer crítica do tenor Andrea Bocelli, um ícone da música e do qual sou admirador.

O que poucos sabem é que ele e seu irmão produzem vinhos e que os vinhos vieram antes, muito antes da música do tenor. Passando de pai para filho, a propriedade chegou aos dois irmãos Andrea e Alberto Bocelli.

20161014_162929

Localizada na Toscana a vinícola produz vinhos de excelência e real qualidade. São vinhas de 70 anos em um “terroir” invejável .

A propriedade foi fundada em 1730 e de lá para cá houve crescente atualização tecnológica e na condução da propriedade e produção.

No Brasil a Importadora Itália Mais é quem assume a distribuição e comercialização dos vinhos, aos quais em degustação dirigida, com a presença do Alberto Bocelli e uma aparição meteórica do Andrea Bocelli, tivemos a grata satisfação de provar.

A família é muito simpática e o histórico do tenor famoso só veio contribuir para a divulgação e também experimentação dos vinhos, comprovadamente de grande qualidade e elaboração cuidadosa.

Pude provar alguns exemplares que ou estão no Brasil, ou chegarão. É a promessa da importadora.

Abaixo descrevo os vinhos provados e minhas preferências. Lembrando que aqui se une música, inspiração, qualidade e acima de tudo, o amor pelo trabalho realizado no vinhedo e seus resultados na garrafa e na taça. Um Show! Como tudo o que os Bocelli fazem.

photostudio_1476885271492

– Pinot Grigio IGT 2013 (No Brasil receberemos o 2015): Este vinho branco feito 100% com a Pinot Grigio é aromático e muito fresco. Sua maturação foi de 2 meses em garrafa, tendo teor alcoólico de 12%.

É delicado, frutado e seco. Seu final é prolongado e apresenta traços de mineralidade e acidez presente.

– Sangiovese IGT 2013 e 2015: Neste caso provei as duas safras, ambos de 100% Sangiovese.

O primeiro tem maior complexidade aromática. Coloração intensa, com leve tom rubi nos reflexos. O verão desta safra foi quente e a maturação muito rápida. A diferença entre o 2013 e o 2015 está na percepção da fruta. O segundo cujo ano foi perfeito em todo o processo de plantio, apresenta maior frescor e a fruta é mais presente tanto nos aromas como em boca. Ainda jovem, tem intensidade e grande potencial para permanecer anos na garrafa.

O 2013 tem a complexidade que amo ver e sentir nos vinhos, principalmente os italianos. É leve e ambos têm excelente acidez. A produção é pequena, são produzidas 2 garrafas por planta.

33% do mosto envelheceu em barricas de carvalho francês por 4 meses. A uva é cultivada em Morellino, na Toscana, é claro.

Excelente para harmonização com massas e molho de tomate, carnes vermelhas e queijo parmesão.

– Tenor Red IGT 2015: Corte das uvas Cabernet Sauvignon 34%, Sangiovese 33% e Merlot 33%, este vinho tem fermentação em inox e cimento. A maturação é de 10% em barricas de carvalho francês por um período de 8 meses.

Tem excelente potencial de guarda, mais de 15 anos, fácil!

Aromas complexos ele apresenta notas de cereja, sálvia e cacau. È um Supetoscano de dar água na boca!

20161014_164942

– Poggioncino IGT 2013: Este foi sem dúvida o mais diverso vinho de todos provados neste dia. Corte das uvas Sangiovese 60%, Canaiolo 20%, Malvasia Bianca 10% e Colorino 10%, é um vinho que fermenta em inox e tem passagem de 18 meses em barricas francesas de 2º uso (50% do vinho) e mais 3 meses em garrafa.

Intenso, integrado, complexo e muito agradável. Tem notas de framboesa, morango, cereja e groselha, seguido de notas minerais e toques de damasco e peras vermelhas. Expressa de forma muito interessante esta variação de frutas em uma complexidade adorável.

Tem 13% de teor alcoólico e vai muito bem com carnes vermelhas, cogumelos grelhados e vitela. Um show!

Mas o que dizer mais e esperar dos vinhos?

Posso dizer que adorei, tanto pela genialidade e cuidado na elaboração, como na síntese expressa em cada gole. E se juntarmos isto tudo com a música, teremos o que posso dizer ser a verdadeira confluência de aromas, sabores que em sintonia com a audição, se mostra em toda a sua plenitude.

Saúde!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>