Um “spice” esperado, um encontro marcado. A Syrah em evolução…

Por: Almir e Gilberto Anjos

20161009_112050

Na mesa, o vinho “Spice Route”, sul-africano, da uva “Syrah”, safra 2007. Um queijo gorgonzola saboroso ao som de “Emilie-Claire Barlow” pelo spotfy, clima descontraído e, ao mesmo tempo sagrado.

Vinho adquirido e guardado há mais de quatro anos, em tempos difíceis, aguardava em silêncio o momento propício para se apresentar a nós, nesse encontro único. Como de preparação despretensiosa para um ritual realizado em momentos especiais e de encontro. Encontro entre irmãos: de sangue e de gerações ancestrais em movimento do tempo.

Após aberto o vinho descansou por instantes atemporais, enquanto organizávamos a mesa, em simplicidade ímpar, mas repleta de expectativas, àquelas em que se esvazia a mente, aguardando o que o tesouro aberto, o vinho, vai nos trazer, surpreender e proporcionar.

Distribuído entre duas taças como de costume, enquanto conversávamos sobre coisas corriqueiras do cotidiano, coisas simples da vida, nossos hábitos, nossos anseios e crenças, o vinho vivo estava presente, aparecia entre nós, sem dizer palavra, só aromas, só desejos.

Pegamos as taças, brindamos e, moto-continuo, erguemos nossas mãos aproximando o nariz da borda rubi do vinho para a percepção dos aromas, nossa dimensão.

Habituados com o aroma frutado da uva neste contexto, percebemos na cor viva e exuberante, certa jovialidade distante.

A primeira surpresa: do rubi violáceo, encontramos uma cor tendendo ao vermelho atijolado, ainda no início, dizendo-nos, pela cor, que o vinho estava maduro e em seu auge de existência.

O glicerol presente e evidente escorrendo lentamente após a agitação das taças, dos seus quinze graus de teor alcoólico, também indicava essa maturidade e sua complexidade.

Então veio o aroma, escondido, quase recluso. Aos poucos mostrava-se como “estrebaria”, couro, algo animal talvez…

Um pouco fechado ainda, pedia mais tempo… como num percurso onírico em seu vai e vem…

Entramos mais a fundo. O cheiro discreto do couro velho do sofá da sala, quebradiço pelo tempo, a penumbra da noite clareada pela chama de poucas velas, misturado com o cheiro das compotas de frutas vermelhas, cozidas e esquecidas no tempo, durante anos, cozidas em fogo muito, muito baixo, sem ser sufocante, muito pelo contrário, ainda trazia o ambiente fresco e agradável da primavera, renovada.

Unia-se presente e passado em conjunto, no silêncio vívido do fogo, da chama que não se apaga.

E, ali, permanecemos em nossos pensamentos, degustando o vinho durante um bom tempo.  Indefinido e infinito , parcela do tempo entre os dois mundos, vívidos em nós, vividos por nós, em momento único se consagração.

 

 

2 pensamentos em “s”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>