Um pouco sobre azeites e seus benefícios, que você encontra no Pasta Parola

Azeites

Na atualidade, existem mais de 1000 castas de azeitonas em todo o mundo, mas apenas umas poucas são interessantes do ponto de vista comercial.

Essas castas surgiram de cruzamentos naturais: sementes trazidas pelo vento, por animais, etc. Pesquisadores observaram que apenas as cepas mais produtivas são as mais preservadas. Felizmente, existe na atualidade um movimento em pró da conservação e também de catalogar as azeitonas, no intuito de manter um registro histórico-biológico das espécies.

A Espanha, por exemplo, possui 296 variedades de azeitonas, das quais apenas cinco são as mais produtivas.

É importante distinguir entre as variedades de azeitonas e a qualidade do azeite. Duas famílias diferentes de oliveiras irão gerar variedades distintas de azeites de oliva.

Seus produtos terão cor, odor e sabor diferentes e, no entanto, podem ter qualidades similares ou equivalentes.

Na qualidade final do azeite incidem, além do clima e tipos de solo, o processo de produção, condições de armazenamento e transporte.

Esta preocupação é uma constante da empresa Pasta Parola (www.pastaparola.com.br), que traz azeites de qualidade para atender seus diversos públicos que vão do consumidor final ao chef de cozinha.

Azeitonas 1

Principais Tipos de Azeitonas por Países Produtores:

ESPANHA: Arbequina/ Picual/ Hojiblanca
ITÁLIA: Coratina/ Peranzana/Ogliarola
GRÉCIA: Manaki / Koroneiki

A Oliveira é uma árvore tão interessante quanto seu fruto, a azeitona, e tão fascinante quanto o sumo do seu fruto: o azeite de oliva.

O nome científico da Oliveira é Olea europeae L., e pertence à família das Oleáceas.

Se nome provém do latim e do grego (eléa), que significa óleo.

As antigas civilizações que povoaram as regiões mediterrâneas no final do período Neolitíco (5000 a 3000 aC) aprenderam a extrair o azeite do seus frutos. O óleo, fruto da extração do sumo da fruta, acabou sendo venerado por vários povos, devido à sua amplitude de usos na medicina, na alimentação, na estética e como combustível.

A Oliveira é uma árvore que tem pouca altura e tronco retorcido, e seu crescimento é lento, no entanto é uma árvore longeva.

Estima-se que algumas das oliveiras presentes em Israel nos dias atuais devam ter mais de 2500 anos de idade. Nativa da parte oriental do mar Mediterrâneo e do norte do atual Irã, desenvolve-se principalmente em climas ensolarados e secos.

Suas raízes são poderosas e compridas, podendo chegar a uma profundidade de seis metros. Essas características lhe permitem o acesso da água e nutrientes adequados para o seu desenvolvimento.

Azeitonas 2

O universo do azeite de Oliva. Um pouco de história

 O azeite (ou a extração do suco da fruta/azeitona) é um produto secular, ancestral, produzido há mais de 6.000 anos.

Ao lado da Videira, a Oliveira foi uma das primeiras arvores a ser cultivada no Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor. Os fenícios, sírios e armênios foram os primeiros povos a consumi-lo, e coube aos gregos e aos romanos levá-lo para a Europa e o Ocidente.

Durante séculos, o azeite permaneceu na região do Mediterrâneo, até que no século XVI, os espanhóis o introduziram na América. Ao longo do tempo, o azeite foi utilizado em larga escala e com múltiplos usos: na alimentação, medicina, higiene, beleza e ainda como combustível.

Um pouco sobre a forma de produção:

 Após as azeitonas serem colhidas e lavadas, elas são esmagadas (Antigamente com duas grandes pedras) por lâminas de aço e o resultante é uma pasta que após agitada libera gotículas de óleo em um processo chamado de maceração.

Este produto é centrifugado para separar o óleo da água, resultando no azeite.

Benefícios á saúde:

O azeite é largamente utilizado pelos seus múltiplos benefícios a saúde.

Amo azeites e só de saber das suas propriedades, eu fico entusiasmado e busco mais e mais aprender e adquirir conhecimento.

Fazendo parte da famosa dieta mediterrânea, que agrupa certos alimentos em sinergia de nutrientes e necessidades físicas, é um produto que gera um equilíbrio orgânico na alimentação, sendo o pilar da dieta mediterrânea por assim dizer.

Ligado aos benefícios do coração, do mal de Alzheimer e câncer (Diminui a inflamação em função do fito-nutriente oleocanthal), em substituição a outras gorduras.

Também ligado a diabetes, o azeite com sua composição de gordura monoinsaturada ajuda na diminuição das gorduras prejudiciais em substituição a óleos comuns e manteigas.

Outro benefício do azeite e que hoje está cada vez mais evidenciado nos diagnósticos médicos, é o combate a osteoporose. Auxiliam na espessura dos ossos.

Azeitonas

Dicas de como comprar azeite:

Observe primeiramente a data da colheita constante na embalagem.  Degustar um azeite antes da compra e observar todo o seu frescor, ajuda muito na escolha e na indicação aos seus pratos.

Referências sobre premiações de azeites são indicadores de profissionais que selecionaram o melhor dos melhores. Fique atento a estas indicações e corra dos azeites de alta produção e baixo preço.

Indicadores de preços podem esconder uma colheita manual e selecionada, a intervenção ou não de intermediários na rota de colheita á produção.

E cuidado ao aquecer seu azeite, você pode estar perdendo algumas notas especiais justamente porque estas mesmas notas evaporam no aquecimento.

Mantenha seu azeite armazenado em local fresco e baixa luminosidade por no máximo dois anos.

Observe se há algum indicativo de denominação de origem do azeite, algo tipo DOP (Denominação de Origem).

A questão da cor não é um determinante para a compra, não siga por este caminho.

Finalizando, as azeitonas podem ter sido levadas de um país a outro. Observe o produtor  e o nome da propriedade.

No mais, divirta-se com a enormidade de sabores e aromas, principalmente na composição com os alimentos.

O Pasta Parola quer te ajudar nesta escolha. É só ligar ou solicitar um representante.

Contato:

pasta parola logo

Pasta Parola  – https://www.pastaparola.com.br/azeites

Tel.: (11) 3047-4400

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>