Ferreira Porto: Referência em qualidade e história

Porto Ferreira

Não há como falar da história da evolução da região Demarcada do Douro sem mencionar o nome da mulher que revolucionou sua época e ajudou a construir uma marca que é referência mundial no mundo dos vinhos.

No dia 26 de março (sábado) fará 120 anos da morte de uma mulher forte, de espirito empreendedor e que amava o que fazia.

Por trás da região do Douro e dos vinhos do Porto, ícones da identidade portuguesa, está

Antónia Adelaide Ferreira – a famosa Dona Antónia. Ferreirinha, como era chamada carinhosamente, que herdou os negócios da família em 1844, aos 33 anos de idade. Mulher de fibra, não se limitou a gerir a herança e fez uso de sua energia e personalidade para expandir os negócios, sempre mantendo o seu carisma natural e a preocupação com o bem-estar dos seus funcionários.

Onde o machismo predominava, Dona Antónia construiu uma das mais colossais fortunas do seu tempo. Fez frente aos ingleses que dominavam o vinho do Porto, recusou títulos, enfrentou pragas naturais devastadoras, construiu e melhorou dezenas de quintas e foi durante anos a maior exportadora do vinho do Porto e sua reputação ficou tanto pelo seu caráter de empresária, como também a de protetora dos mais necessitados, sendo responsável pela construção do Hospital da Régua, sua região natal, e por outras importantes obras sociais.

Em 1988, os seus descendentes decidiram criar o Premio Dona Antónia Adelaide Ferreira que, anualmente, reconhece mulheres portuguesas que, por seu empreendedorismo e habilidades humanas, tenham se destacado por replicar o exemplo de Ferreirinha nos dias atuais, em especial contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Portugal.

Prêmios Ferreira Porto

 

www.inovini.com.br

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>