Força do Terroir da Argentina foi ponto forte em explanações este ano no AWA

Por: Eduardo Morya e Almir Anjos

DSC00085

Este ano a Wines of Argentina organizou pela primeira vez no Brasil o Argentina Tasting Experience (ATE) e trouxe para São Paulo vinhos ganhadores do concurso Argentina Wine Awards (AWA) 2015.

O AWA é realizado desde 2007, premiando a qualidade e a evolução dos vinhos argentinos, com a avaliação de renomados experts internacionais que variam a cada edição e às cegas, classificando as amostras por tipo, variedade e preço.

O evento que aconteceu em São Paulo, muitas foram as palestras e conduzidas por renomados enólogos (Bernardo Bossi Bonilha, Hervé Birnie Scott e Sebastián Zuccardi).

Houve também provas de vinhos realizadas em formato inovador, dinâmico e interativo.

DSC00090

Vale ressaltar a interessante palestra proferida por Sebastián Zuccardi com o tema “Vinhos de Montanha”.

Embora o evento tenha sido realizado em setembro, as informações são precisas e norteiam o que é e será a Argentina nos próximos anos, em se tratando de vinhos.

Sebastián é agrônomo-enólogo da Bodega Familia Zuccardi de Mendoza e grande estudioso da influência do terroir nos vinhos que elabora, definindo locais de produção com rigoroso critério.

Em Mendoza a Cordilheira dos Andes é fundamental para a produção dos vinhos de montanha, definindo um deserto de altitude com baixa pluviosidade. Da montanha derivam as influências sobre o terroir.

O Vale de Uco possui altitudes variáveis de 900 a 1.500 m. acima do nível do mar e esta altitude desempenha papel ativo na temperatura e luminosidade, na água que tem origem no degelo da montanha e no solo de origem aluvial com minerais, areia, limo, argila, cascalho e outros componentes provenientes da montanha, distintos e desuniformes. Estas características marcam profundamente os Malbecs produzidos na região.

Atualmente Sebastián além de outras observações (influência do ser humano definindo os tratos culturais, colheita e vinificação), desenvolve estudos nas áreas de produção da Zuccardi em locais distintos do Vale de Uco (Los Chacayes-1.100m, Altamira-1.100m, San Pablo- 1.400m, Gualtallary-1.255m).

DSC00105

A comprovação das diferenças foi realizada com quatro vinhos da safra 2015 que, engarrafou, utilizou rótulos provisórios e trouxe para serem degustados. Estes vinhos foram produzidos com uvas da seleção dos melhores lotes, com colheita manual, fermentação com leveduras nativas em ânforas de cimento que favorecem a oxigenação. Serão engarrafados em 2016 para comercialização e não devem estagiar em madeira.

Estes quatro Malbecs possuem personalidades bem claras e distintas, com perfis de cores (intensidade, tonalidade), aromas (frutas, flores, especiarias) e gustativos (frutas, minerais, taninos) diferentes, nos permitem desfrutar e comparar regiões, solos e o processo de condução.

Para Sebastián: “O futuro do vinho na Argentina passa pela identidade do lugar”.

Nos vemos no Wines of Argentina (ATE) em 2016. Sempre com novidades!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>