Vinhos da Bueno Wines em harmonização na Vinheria Percussi

IMG_4716B

Sem sombra de dúvida gosto de um vinho bem feito.

A Bueno Wines tem tido um crescimento de qualidade na busca por vinhos diferenciados e de qualidade, isto é inegável.

Percebemos o cuidado na elaboração dos rótulos, do conceito no vinho e de uma identidade própria. Um bom foco de um produtor no mercado de vinhos nacionais.

Claro, uma mão na Itália e outra no Brasil ajudam bastante no desenvolvimento de produtos e sua elaboração dentro de uma linha de pensamento e conceito.

A Bueno Wines surge como uma marca forte, presente na qualidade de seus vinhos e de uma paixão pelo vinho, de andanças pelo mundo, de seu proprietário Galvão Bueno.

Acertando o passo neste crescimento, o enólogo Roberto Cipresso, italiano da região do Vêneto, inspira-se nos melhores “terroirs” e na busca das adequações ao Brasil, nos vinhos que com certeza iremos ao longo do tempo poder provar.

Para esta degustação totalmente harmonizada, tivemos os seguintes pratos e vinhos onde coloco minhas observações pessoais vez ou outra.

IMG_4693B

Na entrada, Espumante Bellavista Desirée Brut Rosé, um espumante leve elaborado pelo método Charmat, corte das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir.

Apresenta coloração rosada puxando para a ferrugem de “casaca de cebola”. Leve e brilhante, apresentou um perlage muito fino e constante.

Da região da Campanha Gaúcha tem no nariz frutas vermelhas e toque floral. Harmonizou com seleção de canapés tipicamente italianos.

IMG_4700B

Para harmonizar com a entrada, uma polenta com queijo, o vinho servido foi o Bellavista Estate Pinot Noir 2012, também da Campanha.

IMG_4695B

Fresco e elegante, este Pinot Noir tem uma identidade própria, muito agradável na boca e nariz, formando um conjunto elegante. O leve toque do amadurecimento em carvalho francês confere um toque de tabaco e chocolate branco delicioso.

Tem boa estrutura e é um vinho marcante, em minha opinião. Muito bem resolvido com a polenta em termos de harmonização.

IMG_4703B

Em seguida um prato de Rigatoni alla Siciliana, harmonizado com o vinho Paralelo 31 – 2011.

IMG_4701B

O Paralelo 31 é um blend das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Tem passagem de 12 meses por em barricas novas de carvalho francês e americano.

Um vinho vermelho rubi, com notas no nariz de fruta madura com toques de tabaco.

Em boca é redondo e integrado, apresentando boa acidez, notas de balsâmico e taninos equilibrados.

Ótimo para harmonizar com uma massa mais elaborada, carnes de caça e assadas.

IMG_4704B

Provamos também mais dois pratos, um Risotto e um Filetto, os vinhos servidos foram o La Valletta, e o Brunello.

IMG_4706B

– Bueno La Valletta Sangiovese 2011: Vinho 100% Sangiovese, produzido na Toscana, Itália e vinificado em Montalcino sob o comando de Roberto Cipresso.

Gostei muito deste vinho. É elegante, tem taninos macios, sendo bastante complexo nos aromas e em boca.

Apresenta aromas de frutas vermelhas, um toque de rosas, ameixas e balsâmico.

Em boca revela toda a sua exuberância, tendo frescor e fruta na medida.

Passagem por 14 meses em barricas de segundo uso de carvalho francês, o que confere uma integração e suavidade sem a agressividade da madeira, tudo muito integrado.

IMG_4709B

São três os Brunellos da Bueno Wines, safras 2004/05/e 2007.

Provei na ocasião o 2005. Vinho conduzido também por Roberto Cipresso, que passa 36 meses em garrafa e matura 24 meses em carvalho francês de primeiro/segundo uso e esloveno.

Vinho com características bem particulares. Um vinho “vivo” e que ainda apresenta grande longevidade. No nariz notas de ameixa, couro, e frutas do bosque. Em boca, leve mentolado, integrado e muito elegante. Um Brunello de complexidade digno dos melhores Brunellos que já provei.

IMG_4711B

Sobre a Vinheria Percussi não há o que dizer. Serviço impecável, pratos extremamente harmônicos e adequados aos vinhos.

Um almoço memorável para ser guardado.

IMG_4712B

Feliz estrada Bueno Wines!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>