E quem disse que a harmonização churrasco e vinho é algo impossível?

IMG_8492

É sabido que o churrasco é uma das paixões do brasileiro, assim como a cerveja e a caipirinha.

Mas há sempre a pergunta se é possível harmonizar uma destas paixões, no caso o churrasco, com vinhos.

Sim, claro, é possível, assim como para uma variedade de alimentos. Basta observar algumas regras básicas de harmonização que levam em consideração a estrutura do vinho e o tipo da carne escolhida.

Mas lembre-se, qualquer harmonização é um experimento. Se você gosta de vinhos, não se preocupe se em algum momento, ou a carne ou o vinho se sobressaia um sobre o outro. O importante é tentar e beber o que se gosta, sem grandes preocupações que tirem do momento, o seu prazer natural.

IMG_8498

IMG_8500

Mas uma das regras básicas desta e de várias harmonizações é a acidez do vinho.

Assim como o churrasco e sua possível “picância”, pode pedir uma cerveja, algo refrescante, vinhos tintos ou brancos que contenham uma maior acidez, como os das uvas Zinfandel e Sauvignon Blanc, respectivamente, também harmonizam perfeitamente.

Claro, é importante conhecer previamente os vinhos que serão harmonizados nestas ocasiões, para não se ter uma surpresa desagradável, mas vale sempre tentar.

Abaixo uma pequena lista harmonizada de tipos de vinhos e carnes grelhadas.

Tenha em mente que qualquer molho ou tempero em demasia, ou mesmo o famoso “vinagrete” irá alterar o sabor desta sugestão de harmonização. Um churrasco mistura muitos sabores dependendo de como ele é elaborado.

IMG_8496

TINTOS:

Minha recomendação para esta harmonização com tintos, é tentar buscar um equilíbrio entre a gordura da carne com a acidez do vinho. Lembrando que neste caso, o teor alcoólico mais elevado do vinho pode ajudar, assim como buscar um vinho de preferência sem passagem em barricas de carvalho (Cuidado com alguns argentinos e chilenos).

Eu recomendaria alguns vinhos da África do Sul, da uva Pinotage e Syrah de maior estrutura.

– Zinfandel: Carnes e linguiças

– Carignan: Frango

– Cabernet Sauvignon: Carnes

– Syrah encorpado: Costela bovina

-Barbera, Sangiovese: Alcatra e carne de porco e também vão bem com o vinagrete em função da acidez tanto da carne como do vinagrete.

– Malbec (Jovem com potência): Picanha

– Merlot: Fraldinha e maminha

BRANCOS

– Sauvignon Blanc: Frango

– Riesling: Linguiça

– Chardonnay sem madeira: Frango

– Chardonnay com madeira: Costelas suínas

ROSÉS

Estes vinhos quando bem secos, com alto grau de acidez e menos frutados, tendem a harmonizar perfeitamente com linguiças, frango, alguns tipos de carnes menos condimentadas, e são ótimos assim como o espumante para abrir o churrasco logo na chegada. Além de serem extremamente elegantes.

ESPUMANTES

Vão muito bem como falei com as entradas do churrasco e também com frango.

E finalizando, o que vale é observar. Se algo não saiu como você imaginava, se o sabor tanto da carne como em relação ao vinho não ficou adequado, improvise, tente, experimente. Os molhos variados ou só o uso do sal grosso, mudam tudo, Não tenha medo de errar.

Que seu próximo churrasco tenha vinhos, composição de sabores e também a elegância que é peculiar. Saúde!

 

 

 

 

 

3 pensamentos em “s”

  1. Costumo harmonizar churrasco não só com CS, mas principalmente com Carmenére e Tannat. A primeira é mais acidane ajuda na cortar na gordura da carne, a segunda é mais tânica e aguenta bem carnes suculentas e mais tenras. Malbec com chorizo então, nem se fala. Parabéns pelo blog, a cada dia, melhor.

  2. Sou Gaúcho e como tal não dispenso um bom churrasco, e o Tannat harmoniza muito bem com nossa famosa costela gorda, para abrir os trabalhos como dizemos aq, escolho um Sauvignon Blanc.
    Obrigado pelo espaço e parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>