Harmonização vinho e Alcachofra é possível?

alcachofras

Estamos no auge da colheita deste que é considerado um legume exótico, e que além de saboroso tem um grande uso medicinal.

A alcachofra (Cynara scolymus) tem sua origem no sul da Europa e data do século XII. Já no século XV começou a ser cultivada em Nápoles. Os europeus foram os que introduziram a planta no Brasil, no século XIX.

Aqui no Brasil a cor da alcachofra é normalmente roxa.

Com relação à questão medicinal, a ciarina que está presente na planta, ajuda na melhora das funções do fígado, problemas hepáticos em geral, diabetes, reumatismo, ácido úrico e arteriosclerose. Ajuda na diminuição do teor de gordura e glicose no sangue, além de ser altamente nutritiva.

Tem efeito diurético, digestivo e desintoxicante. São várias as propriedades terapêuticas, e ainda ajuda na perda de peso. Seu consumo ainda ativa os mecanismos de limpeza do corpo e promove a digestão das gorduras, fazendo com que elas não se acumulem no corpo.

Mas vamos a possibilidade de harmonização. Sempre ouvimos que é algo difícil, mas temos algumas grandes dicas, que podem unir o benefício do vinho e da alcachofra, dois grandes alimentos que amamos.

Um bom vinho que segue como sugestão, para alcachofras cozidas, é um tinto, sem barrica. No caso, o Beaujolais é super indicado, pela leveza e similaridade.

Alcachofra com  queijo

IMG_6387

Mas se sua vontade é tentar algo como o uso da Cabernet Sauvignon, por exemplo, não perca os cabelos, é possível variando-se a receita. Tente pré-cozinhar a alcachofra já com o sal, e coloque um queijo bem “gordo”. Dê uma ligeira “assada” no forno. O queijo vai se integrar e torna a alcachofra mais “robusta” nos sabores. Experimente!

IMG_6396

Mas pode tentar neste caso, também um bom vinho branco. Um Chardonnay como o Castello de Pomino Bianco, de Frescobaldi, cai muito bem. Vai ficar uma delícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>