Lado “B” do vinho revela naturebas de alta qualidade e muito expressivos

IMG_9247

Fui convidado para uma degustação ás cegas de 15 vinhos nacionais, fruto do trabalho de conclusão de curso de jornalismo.

No caso, quinze vinhos chamados de “naturebas” ou como eu gosto de dizer, vinhos de “garage”.

E o mais interessante da degustação, foi que ela foi conduzida e organizada por dois jovens, promissores profissionais de jornalismo, que saíram pelo Brasil em busca do inusitado, do diferenciado, daquilo que revelaria a “alma”, o espírito de cada produtor, de cada vinho, como marca de sua vinícola.

O resultado, muito interessante, revelou na coloração, nos aromas e nas taças, a individualidade de cada um, seus ideais, o ideal de vida de cada produtor.

Como eu costumo dizer, circulo em “todos os mundos”, valorizando desde o produtor convencional que busca aquilo que aprendeu de seus antepassados, até o produtor de pequenas parcelas, produtor “garagista”, que pode ser chamado até de alternativo, mas em ambos os casos nem por isso, desvalorizados.

Entendo a necessidade da produção mais de massa, é ela que garante o aprendizado, a propagação dos vinhos, o aumento do consumo.

Mas gosto de ver a arte de cada um, o pequeno que busca a “obra de arte”, o inédito, o ineditismo.

Mas voltando aos jovens que têm a seu favor a exploração, a busca pelo conhecimento, pelo melhor, o sonho.

Em esmerado trabalho captaram quinze vinhos que foram degustados por profissionais da área.

B2

B1

B3

Destaco três vinhos, o Espumante Orus Extra Brut Rosé do Adolfo Lona, que se sobressaiu de forma esplendorosa. O outro foi um branco, decantado, muito interessante e diferente, Atelier Tormentas Sauvignon Blanc 2013, de Gramado – RS. O último foi nada mais nada menos que o Intrépido Syrah 2012, do produtor Pirineus Vinhos de Cocalzinho – GO. Muito interessante, potente, aromático e o melhor da tarde de degustação.

Muito bom!

 

 

 

 

2 pensamentos em “s”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>