Casa Valduga faz história com seu Storia

Por: Eduardo Morya e Almir Anjos

Valduga

A Família Valduga chegou ao Brasil no final do séc. XIX passando a cultivar seus parreirais no Vale dos Vinhedos.

As gerações desta família sucederam-se e formaram empresas que atualmente elaboram vinhos dentro e fora do Brasil, outras bebidas, sucos, geleias, doces, vinagres balsâmicos e possuem empreendimentos destinados ao enoturismo.

Em conversa com o enólogo João Valduga em sua passagem por São Paulo na semana passada e também com seu filho Jones Valduga (gerente administrativo da Domno) e representantes da Casa Valduga e Domno Brasil, pudemos ouvir com muito orgulho, tudo sobre o lançamento do ícone da vinícola, o vinho Storia safra 2010, que teve reservas aceitas a partir de abril deste ano e entregas iniciadas, juntamente com os respectivos certificados.

Storia

Foram produzidas 12.000 garrafas numeradas e boa parte já foi reservada.

O Storia foi lançado apenas em safras excepcionais que até o momento foram as 2005, 2006, 2008 e a 2010.

O esmero na elaboração deste vinho esta presente desde a condução das vinhas até a sua maturação, com as datas mais significativas registradas na tira que lacra a rolha na garrafa.

O Storia 2010 é proveniente das melhores parcelas de Merlot da Casa Valduga, “terroir” Vale dos Vinhedos, com reduzida produção de uvas colhidas no estágio de supermaturação.

A fermentação é realizada com temperatura controlada, possui malolática, estágio em barricas francesas por dezoito meses, maturação em cave por vinte e quatro meses e 14% de álcool.

Segundo João Valduga este é um vinho “Intenso, profundo e harmônico” e que ao ser degustado, a exclamação será “Nooossa! Que maravilha!

Vamos aguardar para ter estas e outras exclamações de admiração e alegria e também podermos provar deste emblemático vinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>