Vinhos de Portugal unem Tradicionalismo e Modernidade na garrafa

Portugal

Por: Eduardo Morya e Almir Anjos

O título pode parecer contradição, pois tradicionalismo é um apego aos costumes e práticas do passado enquanto a modernidade é o novo, o recente, o inovador.

Após participar da “Grande Degustação dos Vinhos de Portugal 2014”, realizada pela ViniPortugal em São Paulo dia 26 de agosto, chegamos à conclusão é de que os vinhos de Portugal possuem o perfil do tradicionalismo moderno.

O evento contou com 32 produtores ou representantes que apresentaram seus vinhos, comprovando que a indústria vitivinícola de Portugal renova-se continuamente buscando manter as tradições e aliar as técnicas mais modernas em todo o processo de produção.

A atual geração de produtores possui grande qualificação e profissionalismo, fruto de busca por aprimoramento internacional, fazendo bom uso da experiência de seus antepassados e elaborando vinhos muito apreciados pelos consumidores, pois o mercado é exigente e atento. Com suas mais de 250 castas típicas mescladas com castas de outros países, expressa o “terroir” diversificado em sua plenitude territorial com sua marca pessoal de fazer vinhos.

Foi apresentado um inédito Seminário chamado: “Safras Antigas”, muito bem conduzido por Jorge Lucki, onde foram apresentados vinhos especiais, atestando o potencial de guarda dos vinhos portugueses.

Pera Manca 1998

Para a degustação inesquecível, vinhos de muito caráter e identidade própria, apresentando ótima evolução:

– Quinta de San Joanne 2000 branco,

– Quinta dos Termos Reserva 2002 tinto,

– Quinta do Crasto Reserva  2004 Old Vines tinto,

– Marques de Borba Reserva 2003 tinto,

– Cortes de Cima Reserva 1998 tinto,

– Pera Manca 1998 tinto,

– Moscatel de Setúbal Venâncio da Costa Lima 30 anos,

– Porto Burmester Colheita 1955.

A ViniPortugal tem como missão promover a imagem de Portugal, contribuindo para um crescimento sustentado dos vinhos portugueses e este evento foi prova de que a ViniPorugal cumpre com brilhantismo a sua missão pelo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>