Três formas rápidas de resfriar seu vinho de forma prática e eficiente

IMG_6922

Quem nunca se viu em apuros quando pretendia resfriar seu vinho em tempo recorde?

Em festas e jantares, ou mesmo quando se pretende rapidamente tomar seu vinho preferido.

foto3419

Abaixo três formas eficientes de acabar com este problema:

– Adicionando sal: Provavelmente você já sabe que colocar o vinho em um balde de gelo e água fria, ao invés de apenas gelo, vai resfriar seu vinho mais rapidamente.

Mas, para quem não sabe, adicionar sal a água (de preferência sal grosso) e álcool vai acelerar ainda mais o tempo de resfriamento.

O sal reduz o ponto de congelamento da água e permite que ela se torne mais fria sem se transformar em gelo, o que faz o vinho gelar mais rapidamente.

– Girando a garrafa: Se a mistura água, álcool, gelo e sal não estão gelando seu vinho branco preferido de forma rápida e eficiente, experimente girar suavemente a garrafa de vinho na água gelada a cada dois minutos.

Ao girar a garrafa neste conteúdo sal, álcool e água, permite-se que a mistura ao entrar em contato com o vidro refrigere rapidamente. Tenha em mente que este método funciona melhor para vinhos tranquilos (Não serve para espumantes e champagnes) se fizer isso para uma garrafa de champanhe, você poderá ter problemas com o gás ao abrir a garrafa!

– Envolvendo a garrafa com um pano: Colocar o vinho no congelador vai gelá-lo de forma relativamente rápida, mas para acelerar o processo, molhe um pano de prato limpo e envolva a garrafa de vinho antes de colocá-la no congelador. Estando o pano de prato gelado e encostado na garrafa em toda a sua superfície, você estará assegurando um resfriamento uniforme e intenso.

Enfim, dicas que facilitam a vida de qualquer sommelier ou enófilo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>