O potencial dos vinhos do Aconcágua

Por: Eduardo Morya (Colaborador)

Em 08 de agosto, o enólogo-chefe da chilena Viña Errazuriz, Francisco Baettig conduziu em São Paulo, o Seminário “O potencial do Aconcágua: Uma viagem enológica do interior até a costa”.

DSC07092

Seminário com Francisco Baettig

A apresentação abordou a diversidade do Vale do Aconcágua, pois em diferentes altitudes, solos, climas, condução do vinhedo e práticas enológicas, são obtidos estilos e complexidades distintas.

O painel foi composto pelos vinhos:

– Max Reserva Sauvignon Blanc 2013

– Chardonnay Aconcagua Costa 2013

– Max Reserva Pinot Noir 2012

– Syrah Aconcagua Costa 2012

– The Blend safra 2008

– The Blend safra 2011

– Don Maximiano Founder´s Reserve 2009

Estes vinhos de destaque são importados pela Vinci e comprovam a reputação da Viña Errazuriz.

Os vinhos Chardonnay Aconcagua Costa 2013 e Syrah Aconcagua Costa 2012 são lançamentos, sendo que a Vinci em breve vai disponibilizá-los no mercado.

Seguem algumas informações:

Estes dois vinhos são provenientes do Viñedo Manzanar, propriedade com área total de 1.047 ha, localizada a 12 km do Oceano Pacífico. Suas altitudes variam de 100m a 300m acima do nível do mar. O solo franco sobre argila e rochas quebradas (pizarra), imprimem nos vinhos elegância, mineralidade e complexidade.

Chardonnay Aconcagua Costa 2013

Chardonnay Aconcagua Costa 2013

– Chardonnay Aconcagua Costa 2013:

Permanece oito meses em barricas de carvalho francês. Possui aromas de fruta tropical fresca, na boca transmite mineralidade. É vibrante com boa acidez.

Syrah Aconcagua Costa 2012

Syrah Aconcagua Costa 2012

– Syrah Aconcagua Costa 2012:

Permanece quatorze meses em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro uso, aroma floral (violeta), na boca é fresco e mineral, com taninos finos.

Vinhos que expressam o potencial do “terroir” e da região. Agradáveis e expressivos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>