A crise na Europa traz os bons vinhos ao Brasil

Abaixo segue a minha primeira matéria publicada na Revista Esplêndida Gastronomia:

Esplêndida Gastronomia nº 1

IMG_8290

“Iniciando meu primeiro registro sobre o mercado de vinhos e produtos, faço uma breve introdução do momento em que estamos vivendo dentro da crise global.

Já faz um tempo que temos observado a grande oferta de vinhos provenientes daquele que chamamos Velho Mundo, ou seja, os produtores de vinhos da Europa.

Uma infinidade de feiras e ações vem sendo realizadas e aliadas aos esforços governamentais de cada país, visando promover a divulgação e posterior importação de produtos dos países que reúnem Portugal, Itália, França e Espanha, principalmente.

E assim, aquilo que faz a felicidade de uns, é também a busca de outros pelo trabalho, pela oportunidade de ao menos apresentar seus produtos e suas histórias.

Sim, o mundo dos vinhos carrega muitas histórias, referências pessoais e geográficas, é um vasto universo de sensações e descobertas.

Tenho acompanhado os eventos promovidos por Vinhos de Portugal, em um esforço contínuo e incansável.

Pude participar recentemente de um encontro de compradores na Toscana, precisamente em Firenze, na Feira Buy Wine, assim como percebo os esforços provenientes dos organizadores da Prowein em Düsseldorf na Alemanha, Vinitaly, em Verona na Itália, entre outros, visando à aproximação e o contato entre compradores e produtores.

Nesta busca por novos mercados, os bons vinhos têm sido cada vez mais oferecidos e as negociações de produtos convergem na ponta em melhores preços aos consumidores. Ao menos é o que imagino.

No Brasil, grupos de países comparecem com seus produtores da Europa como mencionei, e da América do Sul, com novos projetos, novos vinhos e novas oportunidades.

E nesta busca abre-se um grande leque ao profissional do vinho, buscando justamente a adequação do paladar do brasileiro, ás ofertas existentes. Não se trata mais do famoso custo X benefício, ou do valor exato e igualado de uma compra justa, mas sim, de novos horizontes de descobertas, para um país sem tradição dentro do mercado de vinhos.

No mínimo mais uma abertura de produtos, justa ao nosso tão carente consumidor brasileiro”.

IMG_8291

 

 

 

 

 

Uma ideia sobre “A crise na Europa traz os bons vinhos ao Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>