Zuccardi é sinônimo de ótimos vinhos argentinos

Zuccardi vinicola

Falar deste produtor é falar de desenvolvimento e contínua inovação.

José Alberto Zuccardi é incansável em sua busca pelo aprimoramento e experimentações. Dono de um amplo catálogo de produtos a cada safra inova em seus lançamentos e uma constante é a forma focada como conduz seus negócios.

Zeta

Tito

A Zuccardi é um dos grandes grupos de produção de vinhos na Argentina. Com propriedades espalhadas pelas mais cobiçadas regiões, incluem-se La Consulta, Vista Flores, Altamira, Santa Rosa e Maipú. É um observador do “terroir” e principalmente das características dos solos. Aprimorando seu estudo e adequando uvas em conjunção com a localização e altitude.

Tenho a felicidade de a mais de 10 anos acompanhar tanto a evolução como o trabalho deste produtor que cresce a cada safra e a cada lançamento.

A Ravin encabeça este crescimento no Brasil, distribuindo os vinhos e nos brindando com grandes degustações.

Foto 4

Na última delas me sentei ao lado do Alberto Zuccardi e pude descontraidamente conversar sobre os vinhos que ele produz.

No caso do Zuccardi Zeta 2010 (90 pontos Parker), um dos vinhos que provei e que acompanho desde a primeira safra de 2002, se percebe claramente esta evolução. O vinho hoje é macio, encorpado e harmônico. Possui grande estrutura tânica e é muito aveludado, completo e integrado. Na degustação que participei coloquei o Zeta e o Tito Zuccardi La Consulta 2010 (92 pontos Parker), como os dois melhores vinhos do almoço e que provei nos últimos tempos, sem exageros.

foto 7

Mas provei também  Zuccardi Brazos de Los Andes 2011, o Emma Zuccardi Bonarda 2011, Aluvional La Consulta 2008, e por final mais dois vinhos ainda não presentes no Brasil, o Piedra Infinita 2012 (96 pontos Parker) e o Finca Los Membrillos 2011 (94 pontos Parker) além do vinho na entrada Zuccardi Série A Torrontes 2013 (90 pontos Parker).

Bem, já dá para termos uma ideia de pontuações e de quanto este produtor faz a diferença na Argentina, no mundo e nos vinhos.

Ainda conversei sobre castas italianas e a elaboração de vinhos com Aglianico entre outras. Em breve pretendo provar tudo isto e contar um pouco destes vinhos que não estão acessíveis a todos nós, mas fazem parte do desenvolvimento e de projetos.

Vale a experiência!

Saúde!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>