Find Importer Day mostra o brilho dos vinhos portugueses

 

IMG_6978

Estive na semana passada no evento de Portugal voltado á compradores e importadores.

Realizado no Consulado de Portugal, o evento teve a presença de produtores de diversas regiões de Portugal, em busca de novos parceiros comerciais.

As boas surpresas forma várias. Primeiro porque boa parte dos vinhos apresentados era inédita, segundo pelas regiões agrupadas e qualidade apresentada. Tudo impecável!

De qualidade muita acima da média, posso dizer que foi, dos últimos tempos, a melhor degustação de vinhos de Portugal em que estive presente.

As uvas portuguesas são emblemáticas e eu diria exclusivas. Fazem parte da cultura do povo português e de sua história. Uma variedade sem fim de castas, nomes jamais ouvidos, muitos deles que nos levam ao riso, pela proximidade da língua e claro, pelo bom resultado final apresentado.

Mas vamos mais uma vez aos destaques, já que o que interessa são os vinhos.

Mais uma vez não quero ser in justo e esquecer de mencionar coisas maravilhosas que provei, mas tenho que ser seletivo e destacar o que me chamou a atenção.

Dois produtores:

IMG_6958

IMG_6954

Ervideira – Soc. Agrícola: A propriedade data do século XIX. Pertencente à família Leal da Costa, descendente direta do Conde D’Ervideria, agricultor de sucesso da época, este produtor apresentou bons vinhos, muito expressivos e marcantes.

IMG_6957

– Ervideira Invisível – Branco – Alentejo (Regional): Da casta Aragonês, este vinho é aromático, com notas de chá, hortelã e lima. Muito fresco e elegante, tem ótima estrutura em boca e um final prolongado e muito agradável.

IMG_6967

Herdade do Arrepiado Velho: Do Alto Alentejo, este produtor inova pela elegância de seus vinhos, que vão desde o rótulo até o final em boca.

Sedutores, modernos e ao mesmo tempo carregando tradição e história, este produtor me surpreendeu pelo cuidado e pela quebra de paradigmas em vinhos produzidos em Portugal.

Vinhos únicos dificilmente encontrados em outro lugar em Portugal. Instalados em uma propriedade do século 19, foi adquirida pela família Antunes em 2001. O solo é de xisto e a inovação de seu enólogo não para.

O portfólio é composto de quatro linhas: Arrepiado Collection, Special Editions, Herdade Arrepiado Velho e White Series.

Eu não poderia deixar de citar em particular o vinho abaixo.

Toranja

 

IMG_6965

– Riesling 2012 – Colheita Branco: 100% Riesling este vinho que passa apenas por inox, apresenta cor amarelo citrino límpido, aromas de toranja (cruzamento do pomelo com a laranja), e toques químicos.

Em boca é rico, fresco e extremamente agradável. A surpresa fica por conta do rótulo que em toda a linha são finos e elegantes.

IMG_6980

Provei ainda vinhos verdes e também um Moscatel Galego maravilhoso do produtor Secret Spot, para fechar o dia!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>