Vou de espumante e pizza. Mas pode?

Premiere (2)

Claro que pode! Tudo pode, sempre! O que importa é a felicidade que a união de coisas como vinhos e alimento proporciona.

Se algo combina mais ou menos, isso é outra história. E podemos ver uma infinidade de ensinamentos que vão desde a harmonização por semelhança como a harmonização em contraposição.

Envolvem percentuais de acidez, persistência, doçura (ou não), equilíbrio de sabores.

IMG_0131

IMG_6898

Mas neste caso, vou falar deste espumante francês, o Première Bullet Fuschia Nº 1 Brut, da França, região de Limoux, elaborado pelo método tradicional.

Um espumante branco, corte das uvas 90% Mauzac, 5% Chenin Blanc e 5% Chardonnay, com 12% de álcool e encontrado nas lojas ao preço de R$ 70,00.

IMG_6901

Chamado como sendo a “Primeira Bolha do Mundo” este espumante tem sua colheita feita manualmente para preservar as propriedades das uvas. A segunda fermentação na garrafa ocorre por 18 meses.

Com uma coloração amarelo-palha e reflexos esverdeados, este espumante apresenta no nariz aromas florais com notas cítricas. Em boca é leve, frutado, com toques de limão e borbulhas intensas e boa acidez. Muito suave, proporcionou um início agradável junto á pizza.

Minha intensão não era a pura harmonização, limpa, e sim o prazer que as duas coisas que gosto (pizza e vinhos) pode proporcionar.

No mais, a pizza era de quatro queijos, o que não “brigou” com o sabor do espumante.

Melhor eu correr e aproveitar, antes que a garrafa esquente! Saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>