Galvão e a Bueno Wines lançam Brunello di Montalcino

Garrafas Bueno-Cipresso Brunello di Montalcino

A bagagem internacional levou Galvão Bueno a se interessar também pela indústria brasileira de vinhos. Entrou em contato com produtores locais e decidiu introduzir essa nova paixão na sua vida empresarial. “Procurando o perfeito terroir brasileiro, fundei a Bueno Bellavista Estate, na região do Seival, na Campanha Gaúcha, no paralelo 31, a mesma latitude dos vinhos produzidos na Argentina, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul”, conta. Sua primeira realização foi uma escolha pessoal, um vinho tinto, de corte bordalês: o Bueno Paralelo 31, lançado com o espumante Bueno Cuvée Prestige, em 2009. O sucesso foi imediato e, com ele, o incentivo para expandir os horizontes. Galvão criou, então, a Bueno Wines e lançou dois novos rótulos: o Bueno Bellavista Pinot Noir e o Bueno Bellavista Sauvignon Blanc.

Galvão Bueno

 

Toscana: terra do romance, da arte e do vinho

A Toscana é a região da Itália que mais atrai os olhares das pessoas ao redor do mundo. Rica na arte que se desenvolveu a partir de Florença, a região chama a atenção por suas belas paisagens e variada gastronomia, se transformando no destino de milhões de turistas.

 

Brunello di Montalcino: da Itália para o mundo

Um legítimo D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida) italiano, o Brunello di Montalcino é o mais importante vinho da Itália e um dos melhores do mundo, além de ser o tinto que melhor envelhece.

A longevidade é uma das razões do seu enorme prestígio. Seu nome tem origem na uva utilizada em sua produção, a Sangiovese Grosso, que tem como uma de suas características mais marcantes a sua cor mais escura.

Acondicionado em garrafas do tipo bordalesas, o Brunello possui graduação alcoólica de, no mínimo, 13% e, obedecendo a rígidas normas estabelecidas em Montalcino, só pode ser comercializado cinco anos após a colheita – com exceção do tipo Riserva, que entra no mercado apenas seis anos após a “vendemmia”.

O tempo na madeira é responsável por sua cor, que vai de um enérgico rubi ao grená. Seu característico e intenso aroma é acompanhado de sabor robusto, harmônico e persistente, sendo também quente, seco e levemente tânico.

 

Bueno-Cipresso Brunello di Montalcino Riserva 2004

Elegante, autêntico e complexo, este legítimo Brunello di Montalcino RISERVA é produzido apenas em anos nos quais a colheita é considerada uma safra excepcional. Uma obra-prima harmônica, vinificada e assinada, com maestria, pelo mestre e enólogo Roberto Cipresso. É um vinho com notas de frutas maduras, chocolate, estrutura fantástica e taninos elegantes. Excepcional.

Uvas: 100% Sangiovese Grosso | Região: Montalcino – Castelnuovo dell’Abate – Itália

Colheita: Manual | Produção: 6,3 ton/ha

Sistema de Produção: Espaldeira Simples em Cordão Esporonado

Vinificação

• Seleção de uvas na videira e na mesa selecionadora;

• Temperatura de fermentação controlada abaixo dos 30°C, em tanques de carvalho esloveno durante 12 dias com remontagens diárias;

• Leveduras selecionadas;

• Maturação durante 36 meses em barricas de carvalho francês de primeiro/segundo uso e de carvalho esloveno;

• Envelhecimento de 36 meses em garrafa antes da venda.

Degustação:

Análise visual: Vermelho rubi com tons granada.

Análise olfativa: Notas marcantes de ameixa, frutas do bosque, couro, nota mineral e baunilha.

Análise gustativa: Possui acidez e sabor equilibrados. Taninos pronunciados e maduros, com longa persistência.

Serviço e Harmonização:

Harmonização: Combina perfeitamente com as carnes suínas, vermelhas e selvagens, eventualmente acompanhadas com funghi e com o queijo pecorino toscano.

 

Bueno-Cipresso Brunello di Montalcino 2007

Maduro e redondo, este vinho, vinificado e assinado pelo mestre e enólogo Roberto Cipresso, exibe impressionante elegância e maturidade ao lado da escala formidável de aromas e palato característicos dos mais clássicos vinhos da Toscana. Um dos vinhos italianos com a maior longevidade, o Brunello di Montalcino foi o primeiro a receber (Denominação de Origem Controlada e Garantida).

Uvas: 100% Sangiovese Grosso | Região: Montalcino – Castelnuovo dell’Abate – Itália

Colheita: Manual | Produção: 4,9 ton/ha

Sistema de Produção: Espaldeira Simples em Cordão Esporonado

Vinificação

• Seleção de uvas na videira e na mesa selecionadora;

• Temperatura de fermentação controlada abaixo dos 28°C, em tanques de carvalho esloveno durante 10 dias com remontagens diárias;

• Leveduras selecionadas;

• Maturação durante 24 meses em barricas de carvalho francês de primeiro/segundo uso e de carvalho esloveno;

• Envelhecimento de 36 meses em garrafa antes da venda.

Degustação:

Análise visual: Vermelho rubi profundo.

Análise olfativa: Notas de ameixa, framboesa e rosas, com sensações balsâmicas e de tabaco.

Análise gustativa: Austero, taninos acentuados e acidez equilibrada.

Serviço e Harmonização:

Harmonização: Combina perfeitamente com as carnes vermelhas e selvagens, assadas ou grelhadas, eventualmente acompanhadas de funghi e tartufo. Muito interessante também com queijos, como o pecorino toscano.

Temperatura de serviço: 18ºC a 20°C.

 

ONDE ENCONTRAR

Será distribuído pela Miolo Wine Group no Brasil inteiro a partir de março.

 

Uma ideia sobre “Galvão e a Bueno Wines lançam Brunello di Montalcino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>