Quando o calor nos afasta dos tintos: Vinho branco Allegretto

IMG_5885

Quem não está vivendo o calor absurdo em crescente temperatura?

Nas várias partes do Brasil se vive a alteração provocada pelo uso indevido dos nossos recursos. Como apreciador de vinhos, me preocupo tanto quanto na produção, como no consumo. Claro, fica difícil beber um vinho tinto com 35° de temperatura.

Este é o momento do verão em que precisamos hidratar nosso corpo, e claro, a água é a melhor forma. Mas, para quem não consegue ficar afastado do vinho (meu caso), há boas opções em brancos e espumantes.

Vinhos leves, para serem tomados com a temperatura de no máximo 8° (grande diferença em relação a temperatura ambiente). Ideal mesmo é com 6° e mantendo-se a bebida resfriada em balde.

Claro, o álcool eleva nossa temperatura corporal, o mesmo acontece quando tomamos cerveja, com a diferença que no caso dela, a sensação de frescor é imediata.

Mas o vinho tem lá seu lado também. Frescos e aromáticos, também proporcionam a sensação buscada do frescor. Vinhos como os das uvas Riesling, Gewurztraminer, Sémillon, Pinot Grigio, Chardonnay, Torrontés, Chenin Blanc, e até mesmo os espumantes, seja de que uva for, são bem vindos.

Bem, hoje vou provar o vinho Allegretto, vinho orgânico da Itália, região de Piemonte. Um vinho branco saboroso trazido pelo Savio, da Galeria do Vinho.

Elaborado com as uvas Cortese, Moscato e Favorita, apresenta aromas de marmelo, maça e mel. É denso, generoso, e possui também notas minerais. Muito refrescante e convidativo para este calor.

Hoje, com cuscuz de frutos do mar (Camarão, lula e badejo), perfeita harmonização!

IMG_5882

Bom para acompanhar peixes e também para ser degustado descontraidamente. É um “frizzantino”!

Uma delícia!

Galeria do Vinho: http://www.galeria-do-vinho-importadora.saviosoaresselections.com/index.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>