Qual Vinho? Importadora, apresenta suas jóias garimpadas da África do Sul

IMG_4719

Em degustação e apresentação que aconteceu este mês de outubro, a Importadora Qual Vinho? reuniu pela primeira vez a imprensa especializada e apresentou o que há de melhor no seu portfólio.

Dos incomparáveis tintos da uva Syrah, a leveza da Chenin Blanc, pude provar e comparar em cada taça, a notoriedade alcançada por este país, com vinhos muito acima da média e potencial de guarda fabuloso.  Aquilo que chamei de:  “Jóias Garimpadas”. Sim, porque o destaque nas comparações e degustações que tenho participado, é inigualável!

Mas o mercado tem sinalizado aos bons vinhos daquele país, e nesta degustação dirigida, não poderia ter sido diferente.

Provei onze vinhos, sendo dois brancos, oito tintos e mais um vinho de sobremesa.

Mas destaco a linha os vinhos tintos, mais especificamente os Syrahs: M A R A V I L H O S O S.

Bem, mas vamos  ao nome do produtor:

Mullineux Logo

Mullineux Family Wines, localizado na região de Swartland, situada á 90 km da Cidade do Cabo. Vinícola fundada em 2007, cuja região apresenta temperaturas elevadas, sendo a vinícola conduzida organicamente.

No conceito da vinícola a ideia de expressar a característica do solo em todo o seu vasto conjunto de propriedades, de forma minimalista e não intervencionista.

Sobre a importadora, ela é bem jovem, bem inovadora eu diria, e muito competente nestes dois anos de existência. Tendo me proporcionado até agora, só alegrias, boas experiências e bons momentos no vinho.

Abaixo meu destaque e minha análise:

Mullineux Family Wines White Blend 2011

– Mullineux White Blend 2011: Vinho composto das uvas Chenin Blanc (65%), Clairette Blanche (26%) e Viognier  (9%). Produção de 13.500 garrafas, sendo sua graduação alcoólica de 13%.

Um vinho expressivo que apresenta no nariz notas de frutas cítricas verdes e cravos com um toque de florais que remetem ao jasmim. No palato um vinho bem cheio e rico com um composto mineral fantástico, toque de mel e especiarias que conduz a um longo e imponente final.

IMG_4708

– Mullineux Family Wines Syrah 2010: Vinho com pontuação  de 5 Estrelas John Platter / Eleito o Vinho Tinto do Ano no Platter’s Guide 2013

– Mullineux Syrah Granite 2010: Vinho 100% Syrah que permanece 15 meses em barricas francesas de 500L (50% de primeiro uso).

– Mullineux Syrah Schist 2010: Vinho 100% Syrah que permanece 18 meses em barricas francesas de 500L (50% de primeiro uso).

Temos que levar em consideração a diferença nas safras e no solo.

IMG_4730

Em seguida a degustação dos vinhos, procedemos ao almoço com harmonização conforme segue:

IMG_4761

IMG_5002

Foram vários vinhos degustados e confesso que em nenhum momento senti algum defeito ou algo que não tivesse sido agradável.

Vinhos de muita qualidade e muito bem feitos. Vinhos longevos, vinhos que quero voltar á provar daqui 10, 20 anos…

Saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>